Apesar do Carnaval estar carregado de uma forte tradição religiosa, uma vez que precede a quarta-feira de cinzas e o início da Quaresma, é também uma época onde não faltam motivos para festejar e até se mascarar. Na sua origem, a festividade estava relacionada com rituais de fecundidade da terra, organizados na Passagem de Ano e no início da primavera. Já no século XVII, começaram a celebrar-se bailes de máscaras em França, tornando-se populares noutros países europeus.
As festas carnavalescas têm atingido uma grande fama, principalmente em Veneza, na Itália, que continua a ser um dos mais importantes carnavais do mundo, seguido do Brasil. O Coliseu do Porto não vai ficar indiferente às celebrações e, por isso, planeou três dias pensados para os mais novos. O novo Serviço Educativo da icónica sala de espetáculos lança as suas primeiras oficinas do ano (e de Carnaval), disponíveis entre os dias 12 a 14 de fevereiro.
Ao longo de três dias, miúdos e jovens dos seis aos 12 anos, estão convidados a dar asas ao “faz de conta” e serem tudo o que quiserem, com três oficinas dedicadas à representação. “Reportagens no Coliseu — Oficina de representação para entrevistas surreais” é o nome da primeira oficina, que terá lugar na segunda-feira, 12 de fevereiro. Os participantes vão ter a oportunidade de criar a “TV Coliseu” e fazer um programa. É a oficina ideal para quem gosta de imaginar e dar vida a histórias ou até para quem sonha ser jornalista.
Já na terça-feira, 13 de fevereiro, chega a oficina “Adivinha quem eu sou — Oficina de jogos de representação”. Neste dia, os miúdos vão dar vida a uma personagem, animal ou até um objeto. Neste caso, o desafio promete ser mais complexo do que usar uma máscara. Será preciso usar ferramentas do teatro para criar e materializar personagens, fingir vozes, movimentos e posturas. No final, os melhores serão escolhidos para participar num desfile de Carnaval, representando expressivamente a sua personagem com adereços, gestos, música e tudo o que caracteriza um desfile.
Para o último dia, quarta-feira 14 de fevereiro, está prevista a oficina “Imagens Virais _ Oficina de representação e criação de memes”. Este tipo de imagens tem ganho popularidade um pouco por todo o mundo e faz parte do nosso dia a dia. Combinando imagem, texto e humor, os miúdos vão entrar na cultura digital para analisar o significado destas imagens e criar personagens próprias do Coliseu para tornar o Carnaval mais divertido.
As inscrições já estão abertas, podendo ser feitas online ou na bilheteira do Coliseu. Cada oficina tem um custo de 40€, sendo que se inscrever o seu filho nos três dias, tem um desconto de 20 por cento, ficando ao todo por 96€.
As oficinas decorrem entre as 8h30 e as 18 horas e incluem acolhimento, participação na oficina, materiais, recursos e seguro de acidentes pessoais. Não está incluída a comida para o acompanhamento de almoço ou lanche. Cada participante deverá trazer o seu almoço, bebida e respetivos utensílios, sendo recomendado trazer lanche para os intervalos de manhã e tarde. A estação de metro dos Aliados e do Bolhão ficam próximas do Coliseu do Porto.