na cidade

Noite dos Investigadores vai pôr o Porto a olhar para as estrelas

As atividades decorrem a 24 de setembro e vão estar espalhadas por vários pontos da cidade. As inscrições já estão abertas.
Fotografia de Egídio Santos para UP

Está aí mais uma Noite Europeia dos Investigadores. A edição deste ano está marcada para a próxima sexta-feira, 24 de setembro, e pela primeira vez vai chegar a dois pólos da Universidade do Porto (UP): o do Campo Alegre e o da Asprela.

No pólo do Campo Alegre, um dos locais mais apetecíveis é, naturalmente, o Planetário do Porto. Neste local haverá uma exposição sobre meteoritos para ver, jogos e até tertúlias. O momento mais aguardado será pelas 22 horas, quando decorrerão várias atividades de observação do céu com telescópio, ao mesmo tempo que será exibida a curta-metragem imersiva “Luzes na escuridão”. Por seu turno, na Galeria da Biodiversidade – Centro de Ciência Viva do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto será possível conhecer os projetos que estão a ser desenvolvidos por vários investigadores da UP.

O programa no pólo da Asprela é um pouco diferente e começa a partir das 18 horas com uma mostra pública feita por vários investigadores. Aqui vai ser possível conhecer mais sobre os seus projetos e descobrir mais sobre ciência de forma gratuita. Às 18h30 terá lugar um peddy paper com atividades e jogos “que permitirá aos participantes fazer uma viagem pelo conhecimento que permitiu que as vacinas contra o coronavírus fossem produzidas e administradas em tempo recorde”, diz a UP no seu site de notícias.

Há ainda outro local da cidade onde vão chegar as atividades desta noite dedicada aos investigadores em toda a Europa. Das 14 horas até à meia-noite, docentes e investigadores da Faculdade de Ciências e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar vão estar no Castelo da Foz a participar na iniciativa “Noite Europeia dos Investigadores 2021 – SCIENCE CASTLE”. Esta inclui várias atividades dedicadas aos mais novos como uma sessão observação de algumas espécies que vivem nas nossas praias ou a leitura de contos infantis sobre o conceito Uma Saúde.

Todas as atividades são de participação gratuita mas carecem de inscrição prévia. As informações sobre as atividades, os seus horários e localizações estão disponíveis no site da UP.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA