na cidade

Nova plataforma digital do Porto leva-o à descoberta dos quarteirões da cidade

Do artesanato à literatura, "Plan Your Journey" cria roteiros de viagem com base num mapa turístico renovado.
Uma nova forma de visitar a cidade.

Nos últimos anos, a cidade do Porto tem se tornado num dos principais destinos de eleição dos turistas. É nesse sentido que para descentralizar o fluxo turístico, valorizar a autenticidade local e encontrar um equilíbrio entre quem visita e vive a cidade, que no passado 5 de junho a Câmara Municipal do Porto apresentou dois projetos que se encaixam na estratégia de promoção do concelho de uma forma mais organizada, de modo a evitar a aglomeração das pessoas apenas numa única zona da cidade, que costuma ser a Baixa do Porto.

“Queremos mostrar o Porto como um destino mais equilibrado, inclusivo e sustentável, daí termos optado a criação de dos quarteirões turísticos. Além disso, tínhamos a vontade de mostrar mais da cidade, convidar as pessoas a ir além dos circuitos tradicionais e revelar as múltiplas camadas culturais, humanas e históricas do Porto, e estas duas plataformas vão ajudar-nos nisso mesmo”, começa por explicar Catarina Santos Cunha, vereadora de turismo e internacionalização.

Uma das propostas é o “Plan Your Journey” uma plataforma digital que o leva por uma viagem digital pelos quarteirões da cidade. Está disponível em quatro idiomas — português, espanhol, inglês e francês —, e convida os visitantes a explorar a oferta turística da cidade, apresentando roteiros e pontos de interesse organizados por temáticas. A ligação à oferta gastronómica, também é reforçada no novo portal, com sugestões de restaurantes que representam a identidade local. 

Conheça a nova plataforma.

Os primeiros quatro roteiros são “Artesanato e Cultura”; “Silêncio”; “Ecos da Literatura” e “Atlântico”. Os mesmos incluem conteúdos multimédia imersivos, testemunhos na primeira pessoa e vídeos com registo documental.

Com um design renovado, foi também apresentado o Mapa Turístico Oficial do Porto, uma nova ferramenta de apoio ao setor. Vai estar disponível nos postos de turismo da cidade, aeroporto e vários outros pontos de interesse, incluindo a unidades de alojamento e outros equipamentos para acolhimento dos hóspedes. O objetivo do Mapa é dar a conhecer a nova configuração da promoção turística da cidade, dividida em oito quarteirões, com roteiros de visita que se estendem a todo o território: Baixa, Histórico, Boavista, Atlântico, Campanhã, Bonfim, República e Universitário. 

“Mais do que plataformas de promoção turística, são instrumentos essenciais à concretização da nossa visão de gestão sustentável e equilibrada do Porto. Por um lado, serve para prestar um melhor serviço aos visitantes, que cada vez mais procuram experiências autênticas e personalizadas, ao mesmo tempo que aliviamos a pressão sobre o centro histórico, salvaguardamos o bem-estar dos residentes e ampliamos oportunidades para o setor do turismo, criando outros polos de atratividade”, sublinha a responsável.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA