Nos últimos anos, os portugueses têm vindo a investir cada vez mais em projetos habitacionais que se apresentam como um autêntico refúgio. A rotina e a confusão de cidades obriga a que as nossas casas tenham um ambiente de puro descanso e sossego, para desligar do que se passa lá fora.
Tendo isso em mente, a RAR Imobiliária apresentou no início de agosto um novo projeto com assinatura de Nuno Valentim, no centro histórico da Foz Velha do Porto. O Montebelo Villas, destaca-se pela sua localização privilegiada, entre o rio e o mar, e entre a margem do Porto e o seu centro. Prevê-se a construção de 12 villas moradias, de dois e três pisos, que combinam o uso de materiais artesanais com amplos espaços verdes, tentando criar uma “atmosfera serena”.
Nuno Valentin, prestigiado arquiteto portuense, afirma à NiP que este condomínio vai juntar a visão local da mesma equipa responsável pela reabilitação do Mercado do Bolhão. “É um empreendimento que vai cruzar paisagem, pela junção do rio Douro e as praias da Foz; antiguidade pelo seu centro e a proximidade com o centro histórico do Porto; urbanidade, acesso, exclusividade e singularidade”.
O arquiteto acrescenta: “Vai ser uma espécie de micro-urbanidade, fundindo-se num espaço aberto e ajardinado que faz parte da tradição das antigas quintas de recreio português”.
A construção do Montebelo Villas já começou. A conclusão está prevista para meados de 2026, com um investimento total de 24 milhões de euros. Entre jardins e espaços comuns, cada unidade terá autonomia, e em simultâneo, continuidade dos espaços abertos e comuns a todas. As tipologias variam entre o V3 e o V5+1 e vão juntar ainda áreas privativas de lazer, piscina e jardim, individual a cada uma, assim como uma garagem.
Rita Guedes, arquiteta paisagista, também está envolvida no projeto, com o intuito de trazer a natureza para dentro das moradias, sobretudo a flora típica do Porto. “As camélias vão ser um dos elementos presentes e que vão criar uma ligação entre os espaços abertos comuns, o interior das moradias e os seus jardins individuais”, explica.
As áreas cobertas das moradias vão dos 185 aos 566 metros quadrados. Já as áreas descobertas vão dos 150 aos 530 metros quadrados. À New in Porto, Paula Fernandes, CEO DA RAR Imobiliária, afirma 30 por cento das unidades já estão comercializadas. Os preços começam nos 3.490.000€.
“As moradias do Montebelo Villas não são apenas um lugar para habitar; são um modelo para viver em pleno e refletem ainda o nosso compromisso com a inovação no setor imobiliário. É um projeto singular, que incorpora antigas moradias por reabilitar”, comenta.
O objetivo do projeto passa por trazer de volta as construções correntes contíguas, com moradias e a sua arborização a coexistirem no mesmo espaço. Outro destaque do empreendimento é a sua proximidade com colégios, universidades, zonas culturais e de lazer, assim como com supermercados e farmácias.
Carregue na galeria para conhecer o novo projeto imobiliario no centro histórico da Foz Velha.