na cidade

Novo hotel no coração do Porto é perfeito para quem gosta de ler e beber vinho

Após abrir em Lisboa, o Wine & Books instalou-se no norte. Nasceu num antigo casario do século XIX e é inspirado na Belle Époque.
Tem vista panorâmica sobre a cidade.

Mais do que um simples espaço de repouso, a unidade hoteleira que acabou de abrir no centro histórico do Porto, bem perto da Torre dos Clérigos, junta o melhor dos dois mundos: literatura e vinho. Após ser inaugurado em Lisboa, em 2021, o conceito do Wine & Books chegou ao norte do País esta quinta-feira, 16 de novembro.

O boutique hotel cinco estrelas, do grupo PBH — o mesmo dos já famosos VidaMar Algarve e Madeira, Alojamento São Rafael e Montargil Monte Novo —, nasceu a partir de um antigo casario do século XIX, um edifício cheio de história que já foi propriedade de figuras notáveis da sociedade portuguesa, como o professor de matemática e jornalista Artur Augusto de Albuquerque Seabra.

As obras arrancaram há cerca de cinco anos, mas tudo foi feito de forma a conservar a fachada antiga do imóvel, para “preservar a memória do local”. O investimento rondou os 28 milhões de euros. 

Assim como os outros projetos do grupo, o novo espaço celebra “tradições locais, da música às artes” e explora “os encantos da gastronomia e enologia portugueses”. “A marca Wine and Books deseja posicionar-se como uma referência da hotelaria nacional, inspirando nos seus valores corporativos a excelência do vinho que se produz em Portugal e o supremo prazer que se pode retirar de um banho cultural com ícones da nossa literatura como Camões, Fernando Pessoa ou Eça de Queiroz”, explicam. 

A decoração ficou a cargo de Joana Saraiva, arquitetura de formação e administradora do Grupo PHB, que procurou cruzar o “design contemporâneo com elementos tradicionais”. À semelhança do que aconteceu na unidade que abriram em Lisboa, em 2021, o projeto foi inspirado pela cidade do Porto, capturando o charme da Belle Époque, altura em que as personalidades culturais ilustres se juntavam nos cafés para tertúlias durante horas. Um dos locais onde se sente ainda mais este ambiente é o lobby, com dezenas de livros em prateleiras de madeira envernizada, estofos em cabedal e detalhes dourados. 

Com vistas panorâmicas sobre a cidade — incluindo, claro, a emblemática Torre dos Clérigos —, o hotel ocupa 5.600 metros quadrados e possui 70 quartos, divididos nas categorias de Superior, Deluxe e Master, todos com uma palete de cores neutras. O empreendimento oferece ainda um spa de luxo (com sauna, banho turco e piscina interior aquecida), um ginásio e um rooftop.

Já no que diz respeito à oferta gastronómica, o Wine & Books Restaurante, supervisionado pelo chef italiano Vittorio Colleoni, distinguido com uma estrela Michelin, é o local para experimentar a comida tradicional portuguesa. Outra opção é o café inspirado na Belle Époque, situado mesmo ao lado da receção, que convida a convívio e tertúlias, tal como antigamente.

“É um ponto de encontro para apreciadores sofisticados e modernos”, sublinha. As reservas podem ser feitas online e os preços começam nos 188€ por noite.

A seguir, carregue na galeria para conhecer o novo hotel do Porto.

 

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA