Contemplar novos lugares é importante, mas conhecer a cidade onde se vive, estuda ou trabalha é fundamental. É sob este mote que na passada terça-feira, 11, o município do Porto apresentou o jogo de tabuleiro Visit Porto. O objetivo é que os miúdos desenvolvam um olhar mais atento sobre o valor da sua própria casa.
Tudo começou com o projeto VisitPorto.Experience, que levou as novas gerações do Porto numa viagem virtual de 360 graus, graças a um DOME imersivo com dinâmica de gamificação. Isto é, durante o mês de fevereiro, várias escolas do concelho tiveram a possibilidade de, através de filmes imersivos, conhecer o espírito do Porto e a sua arte do bem receber. Posteriormente, os alunos “saltaram” para a realidade, com um passeio de barco, onde os portuenses mais novos puderam conhecer melhor as pontes que unem o Porto a Gaia e culminou com a entrega de um jogo de tabuleiro personalizado, que pode ser usado em contacto de sala de aula ou em casa.
“Concebido de raiz para representar a nova estratégia de turismo, este jogo é uma ferramenta de aprendizagem que convida os alunos, professores e pais a explorar a cidade na perspetiva de visitantes”, explica Catarina Santos Cunha, vereadora do Turismo e da Internacionalização.
Trata-se assim de um jogo de tabuleiro que é uma espécie de roteiro de viagem, que dá a conhecer oito quarteirões turísticos e as suas novas narrativas, alinhadas com aquela que é a visão do futuro para o destino do Porto: “amplo, descentralizado e com tanto por descobrir”.
Muitos de nós, nascidos, residentes ou a trabalhar no Porto, já vivenciamos diferentes experiências na cidade, seja subir a Torre dos Clérigos ou fazer o cruzeiro das pontes. No fundo, o município acredita “sermos turistas na nossa cidade significa reencontrar uma cidade renovada e fazer parte da sua nova história”.

A entrega do jogo de tabuleiro, que permite explorar a cidade de uma forma totalmente nova, enquanto desenvolvem competências de pensamento estratégico, também incentiva “os estudantes a conhecerem as profissões do setor do turismo, gerando atratividade para uma indústria de grande empregabilidade e futuro”, sublinha a vereadora.
O projeto VisitPorto.Experience, que se estendeu por mais de um ano, mostrou aos mais novos a importância de valorizar a atividade turística, apresentando o património histórico e cultural local, através ferramentas digitais e soluções analógicas personalizadas, construindo, assim, novas narrativas.
A iniciativa chegou a 1774 alunos de 10 agrupamentos do Porto, do quinto e sexto ano de escolaridade, com o objetivo de “desenvolveram um olhar mais atento e consciente sobre o valor da sua própria cidade”.
Se quiser comprar o jogo para experimentar em casa com os miúdos, saiba que já se encontram à venda em espaços como a FNAC. Pode também comprá-lo online por 25€.
Carregue na galeria para conhecer algumas experiências imersivas que pode fazer na cidade.