na cidade

Novo Verde retoma campanha “Reciclar é a Nossa Praia” no Porto

A iniciativa com foco na literacia ambiental decorre nas praias da cidade até ao dia 23 de setembro. Ainda se pode inscrever.
Todos podem ajudar.

Todos os anos, o cenário é o mesmo na maioria das praias portuguesas — garrafas de plástico, de vidro, latas, beatas, papéis ou máscaras espalhadas no chão. No entanto, vai poder ajudar a diminuir este problema.

A Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagens, retoma pelo terceiro ano consecutivo a campanha “Reciclar é a Nossa Praia” que começou no passado sábado, 16 de setembro, estendendo-se até ao próximo sábado, dia 23. Em parceria com a Sailors For The Sea Portugal (SFTSP), a iniciativa pretende sensibilizar comunidades locais para o impacto do seu comportamento nos mares e oceanos e estimular o não abandono de resíduos nas praias.

Além das habituais ações de limpezas costeiras, este ano a campanha tem uma forte componente de literacia ambiental para as comunidades locais e todos os participantes da iniciativa, através da realização de atividades do programa KELP (Kids Environmental Lesson Plans). O programa foi especialmente desenvolvido pela Sailors For the Sea, que aborda questões importantes para a saúde dos oceanos. As atividades são orientadas por profissionais qualificados, nomeadamente biólogos marinhos da SFTSP.

À iniciativa junta-se a Tratolixo, que não só no Porto, mas também nos concelhos de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra, recebe voluntários para a recolha de resíduos. Posteriormente, a Tratolixo irá reutilizar os resíduos recolhidos em cada território, para a execução de uma peça de arte, com o objetivo de sensibilizar e consciencializar a população a adotar comportamenos que minimizem o impacto ambiental, dos mares e oceanos.

Até 23 de setembro, sábado, a Novo Verde e a Sailors For the Sea Portugal, rumam ao restante território nacional. Ao todo serão dez concelhos, com partida no Porto, passando pelas praias de Caldas da Rainha, Sesimbra, Sines, Albufeira e Vila Real de Santo António. Toda a comunidade está convidada a participar, gratuitamente, mas é necessário inscrição prévia.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA