Paisagens idílicas com veados e diferentes tipos de aves e percursos acessíveis para serem descobertos de bicicleta ou a pé. São estas duas das características que melhor definem Álava, uma região do País Basco. Em outubro do ano passado, foi apresentada oficialmente no Porto, como novo destino turístico, através do projeto “Vem Viajar”, que o ajuda a programar uma escapadinha de fim de semana ou férias mais prolongadas. Na altura, o Porto foi escolhido como ponto de partida, devido às semelhanças que existem entre as duas cidades a nível gastronómico, vitivinícola e cultural.
O Carnaval está a chegar e, se tiver oportunidade de tirar uns dias de folga do trabalho, este é o destino ideal para relaxar enquanto conhece uma rica herança cultural. Por outro lado, é a sugestão perfeita para quem gosta de uma caminhada ou corrida ao ar livre.
A nossa sugestão passa por ficar no Kora Green City, um aparthotel com todas as comodidades que precisa para a sua estadia. O espaço dispõe de uma piscina no rooftop do hotel, onde poderá apreciar uma vista de 360 graus sobre a cidade e ainda praticar exercício físico ou ioga.
Contudo, o melhor que esta unidade oferece é a sua localização privilegiada, apenas a 300 metros a pé do centro histórico da cidade, onde poderá aprender mais sobre a cultura desta localidade basca. Também poderá aproveitar o Carnaval para apreciar os rituais, tradições e danças típicas da época, pois os locais vestem-se a rigor para as festividades.
No centro da cidade pode conhecer a herança histórica e cultural desta localidade, com inúmeros templos que se podem descobrir no casco dessa Álava Medieval. Entre eles, os destaques vão para o Santuário de Nossa Senhora de Estíbaliz ou a Basílica de São Prudêncio, ambos edificados no século XII. A cidade é ainda reconhecida pelos castelos e fortificações defensivas, resultantes das disputas seculares entre os reinos de Navarra e Castela.
A apenas dez minutos de carro do hotel, pode descobrir o maior espaço verde da cidade, o “Anel Verde”. O spot é uma espécie de “pulmão natural”, repleto de árvores, lagoas e trilhos que podem ser percorridos a pé ou de bicicleta. Na cidade, o que não faltam são parques, num total de 32 quilómetros. Diz-se até que existe um espaço verde por habitante.
Outra das atrações desta zona é a sua riqueza gastronómica e forte aposta em adegas e produção de vinho. Como um bom destino ibérico, os visitantes podem mergulhar na história vitivinícola da região graças à ampla oferta enoturística existente, que incluem provas à cegas, harmonizações ou refeições vínicas e até spa com vinoterapia.
Para chegar lá e ter todas estas experiências, o primeiro passo é marcar um voo para Bilbao. Se partir de Lisboa tem rotas diretas que demoram pouco mais de uma hora, encontrando voos a partir dos 87€. Uma vez lá, pode alugar um serviço de transporte privativo ou um carro, basta conduzir cerca de 40 minutos até à região de Álava.
Se ficou curioso, carregue na galeria para descobrir espaços imperdíveis nesta região.