A paisagem da Ribeira do Porto, das suas casas coloridas, da Sé e da Torre dos Clérigos a espreitar lá do alto e dos barcos ancorados é uma das mais emblemáticas da cidade. Se pensarmos bem, a partir de que zona é que podemos ter essa vista? Do outro lado do rio Douro, claro, em Vila Nova de Gaia. Por esse motivo — e para quem é fã assumido desta paisagem portuense como nós, não pode perder a oportunidade de conhecer a renovada vida do Forte de Gaia.
Para muitos, esta unidade hoteleira não é nova. Antes era conhecida como o The Lodge Porto Hotel e pertencia a Mário Ferreira, através do grupo Pluris Investments, holding que integra igualmente a reconhecida companhia de cruzeiros Douro Azul. O hotel inaugurou em soft opening em outubro de 2020, em plena pandemia. Por isso, só esteve em pleno funcionamento em maio do ano seguinte. No verão de 2022, o português viria a vender a unidade ao fundo de investimentos espanhol Azora Capital. Agora, este design hotel construído por cima dos antigos armazéns de vinho do Porto da Real Companhia Velha ganhou nova vida e novo nome.
Chama-se Forte de Gaia e integra a Autograph Collection by Marriott International. Trata-se da primeira unidade desta insígnia no Porto e norte e é a terceira no País, depois do The Ivens, em Lisboa, e do Domes Lake, em Vilamoura. Apesar da mudança, André Borges, diretor do hotel, garante que o mesmo mantém a sua essência e quem era cliente assíduo do antigo The Lodge, ainda vai sentir-se como se estivesse em casa.
“A integração na Marriott International e na Autograph Collection é um passo natural na afirmação do Forte de Gaia como referência de luxo na região. Mantemos a nossa identidade singular, agora aliada às vantagens de uma marca global reconhecida pelos seus elevados padrões de qualidade e hospitalidade. Além disso, é um enorme orgulho sermos o primeiro hotel Autograph Collection na região do Porto e apenas o terceiro em Portugal, reforçando ainda mais a nossa exclusividade e ligação autêntica à tradição vinícola da região”, afirma o responsável.
A Autograph Collection é uma coleção global prestigiada de hotéis independentes que integram o portefólio da Marriot Internacional. A assinatura caracteriza-se por juntar unidades com um “carácter distintivo”, permitindo que cada hotel mantenha a sua identidade própria, usufruindo do alcance e da reputação da marca Marriot. Ao contrário do que acontece noutras marcas da cadeia, os hotéis Autograph Collection não seguem um modelo padronizado, mas antes uma filosofia baseada na “autenticidade e na identidade própria” de cada unidade.
“Com esta transição, o Forte de Gaia passa a oferecer aos hóspedes novas vantagens, incluindo o acesso ao programa de fidelização Marriott Bonvoy. Além de acumular e resgatar pontos em estadia, vão também, por exemplo, usufruir de benefícios exclusivos como upgrades de quarto, early check-in e late check-out, entre outros”, defende o diretor.
O novo nome, Forte de Gaia, quer prestar homenagem às origens históricas da cidade e, claro, à tradição vinícola que caracteriza a região. “Esta identidade reforça o conceito de autenticidade, solidez e legado, elementos que se refletem na experiência proporcionada aos hóspedes”, explicam.
André ainda avançou à NiP que o Dona Maria, icónico restaurante do espaço, conhecido por homenagear o receituário tradicional português, também irá mudar de nome mas “manterá a sua essência”. Nos planos da unidade está ainda alargar a oferta wellness.
Como é alojar-se no Forte de Gaia?
Apresentações feitas, se quer viajar no tempo e recordar as fábricas e caves de outros tempos, agora numa versão que nos remete para a terra das vinhas ou a madeira das pipas, este é o sítio certo para si. Entrar no Forte de Gaia é um misto de sensações — e emoções. Por um lado, encontra o luxo de entrar num espaço requintado como se exige a um cinco estrelas.
Ao mesmo tempo, os tons escuros que combinam os castanhos, os cobres, os terras, dourados e até azuis marinho levam-nos para o Douro e para uma sensação de conforto e de estar em casa, numa espécie de luxo reconfortante em vez de imponente. E é claro que o design e a decoração de interiores ajuda nesta tarefa. Há cestos que lembram os que são usados nas vindimas, uma escada em caracol a imitar uma pipa, mesas feitas em troncos de árvores, tudo pensado ao pormenor pela designer Nini Andrade Silva.
Entre as comodidades do hotel estão seis salas de conferências, com capacidade para até 200 pessoas e cujos nomes estão associados a anos vintage de referência. Pelas paredes, há fotografias antigas, a preto e branco, recuperadas do acervo da Fotografia Beleza.
Os quartos são uma extensão desta viagem pelo universo do vinho. A unidade dispõe de 119 quartos, de diferentes tipologias. Contudo, as duas Signature Suites arrebatam qualquer coração. Os espaços são quase como duas pequenas casas dentro do hotel. Têm dois quartos divididos por dois pisos, um mini ginásio, sala de estar, sala de televisão e até uma pequena cozinha. Ainda assim, o que realmente conquista é a oportunidade de olhar o rio ainda deitado na cama, com uma janela panorâmica que ocupa os dois pisos.
Na passagem há ainda tempo para espreitar a piscina exterior com água aquecida (aberta de maio a outubro) e o ginásio do hotel, que convidam a momentos de desconexão. Vir ao Forte de Gaia exige uma paragem no bar ou no restaurante. No primeiro, vai sentir-se num filme de James Bond, com uma grande variedade de cocktails, desde os mais clássicos aos envelhecidos, uma especialidade preparada no próprio hotel e que, tal como acontece com o Vinho do Porto, utiliza barricas para a sua confeção.
No restaurante — ainda Dona Maria —, é servido o pequeno-almoço da unidade mas também pode almoçar e jantar por lá. Aqui, além da sala principal, há duas salas para eventos privados, a Sala dos Vinte e a Sala dos Trinta, com capacidade para esse número de pessoas e onde serão realizados eventos relacionados com o vinho. Quanto à oferta do restaurante, o objetivo não é ser um fine dining, mas um local onde pode provar a comida típica portuguesa com um toque um pouco mais sofisticado, pelas mãos do chef João Vieira.
Os preços dos quartos começam nos 250€ por noite para uma acomodação standard. Nas Signature Suites, os preços começam nos dois mil euros por noite. Pode fazer as reservas online.