Faltavam poucos minutos para o relógio da torre da Câmara do Porto marcar as 18 horas. Milhares de pessoas enchiam a icónica Avenida dos Aliados com os telemóveis na mão, preparadas para registar o momento “mágico” em que se iam acender as luzes de Natal pelo concelho, no passado sábado, 30 de novembro. Em uníssono, fez-se a contagem decrescente, remetendo para a noite da Passagem de Ano.
Quando o relógio marcava as 18 horas em ponto, o momento, que já se tornou ritual para muitas famílias, aconteceu. A árvore gigante iluminou-se, sendo acompanhada por um espetáculo de vídeo mapping e fogo de artifício. Seguiu-se um concerto de Fernando Daniel, dando início à época festiva no Porto.
A árvore, com mais de 30 metros de altura e uma vertente tridimensional, está localizada na Praça do General Humberto Delgado. A expectativa dos portuenses era grande e o momento não desiludiu. “O ano passado vim cá e foi bonito, mas este ano foi mais. Nunca tinha visto nada assim antes” ou “nunca tinha visto as luzes e o espetáculo foi muito bonito”, foram alguns dos comentários que ouvimos entre as pessoas que passaram por lá.
O momento foi também acompanhado por queda de neve, e um espetáculo de vídeo mapping a cardo da Granpa’s Studio, que transformou a fachada do edifício da Câmara do Porto num “lugar mágico” onde, uma estrela vinda do “espaço”, trouxe o espírito natalício à cidade.
O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, considera ser um momento “muito importante” para as famílias, para os miúdos e para a cultura do concelho. “É um momento de paz e tranquilidade para a cidade, ainda por cima o São Pedro deu uma ajudinha. Estou muito contente. Há coisas que não tem valor. A nossa alegra e aquilo que é a nossa convivência não é mensurável. Espero que isto ajude o comércio tradicional do Porto, que tem sofrido muito com as obras do metro”, reforçou o autarca.
Já o cantor Fernando Daniel confessou, em palco, que “Tocar no Porto é sempre especial. O Norte tem sempre um público mais caloroso, mais afetuoso, sem filtro. Gosto muito de estar aqui”. O concerto, que demorou mais de hora e meia, foi uma viagem pelo seu percurso musical, com 15 músicas no alinhamento.
Até ao próximo dia 6 de janeiro de 2025, a praça dos Aliados e mais de 90 ruas vão estar especialmente bem decoradas com iluminação natalícia. De domingo a quinta-feira, poderá ver a árvore e as luzes ligadas entre as 17h30 e as 23 horas. Às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriado, o horário prolonga-se até à meia-noite.
De destacar, o concerto da Marisa Liz no palco dos Aliados, no próximo domingo, 8 de dezembro, pelas 18 horas. E no domingo seguinte, dia 15, à mesma hora, será a vez do espetáculo final de mais uma edição do Desporto no Bairro. Já no domingo, dia 22, Rodrigo Leão encerra o ciclo de concertos gratuitos, no mesmo palco e horário, para comemorar 30 anos de carreira.
Sem esquecer o tradicional Mercado de Natal, que ocorre pela segunda vez consecutiva, na Cordoaria. A festa inclui um carrossel parisiense, uma pista de gelo e a Casa do Pai Natal. Pode conhecer a programação completa de Natal pelo concelho neste artigo da New in Porto.
Não se esqueça que a estação de metro dos Aliados fica próxima de todos estes locais, sendo mais fácil deslocar-se até eles. Carregue na galeria para conhecer algumas das iluminações de Natal que trazem, este ano, mais magia ao Porto.