Voos cancelados, aeroportos fechados e milhares de passageiros sem saber o que fazer. O apagão que atingiu Portugal continental esta segunda-feira, 28 de abril, gerou o caos no comércio e serviços por todo o País e causou fortes perturbações na vida de quem tinha viagens marcadas. A falha de eletricidade aconteceu pelas 11h30 e, segundo a NiT apurou, foi entre essa hora e o meio-dia que partiram os últimos voos do aeroporto de Lisboa.
Milhares de pessoas não conseguiram embarcar, ficaram sem malas ou até mesmo sem ter onde dormir. Os aeroportos da capital, do Porto e de Faro foram encerrados, os voos todos cancelados e os passageiros encaminhados à saída. Ao início da noite, depois de a eletricidade regressar, a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou a realização de voos noturnos para que as companhias aéreas pudessem recuperar alguns dos atrasos.
Agora, os operadores de viagens estão a fazer o possível para resolver a situação e apoiar os passageiros que não conseguiram embarcar. A NiT falou com a Agência Viagens e Baratas, para perceber, neste caso, como foi vivido este dia o que está a ser feito.
“Somos uma agência altamente digital. Não temos nada em papel, nem sequer temos impressora na agência”, diz à NiT Silvino Prata, um dos fundadores da agência. “Portanto, ontem foi, efetivamente, um dia completamente a zero. Chegámos a um ponto em que a equipa foi para teletrabalho e só por volta das 20 horas é que começámos a trabalhar.”
Silvino afirma que os aeroportos de Lisboa e do Porto ficaram encerrados e a certa altura, os funcionários de ambos os espaços “pediram mesmo para todos os passageiros se irem embora”, dado que “não lhes conseguiam dar assistência e também devidas às questões de segurança.”
A agência, com escritório no Porto, só conseguiu falar com os clientes no período da noite, depois de um dia completamente às escuras. “Como estamos no norte, a luz foi mais rápida a chegar do que nas restantes zonas do País. Mas, em termos de informações, foi tudo muito escasso. Só conseguimos ter algumas informações mais concretas depois das 20 horas.”
No que diz respeito aos voos cancelados, Silvino refere que já estão a ser reagendados, com previsão de que se realizem o mais brevemente possível. “Os voos que estavam previstos para as Caraíbas ontem, vão sair esta terça-feira, e alguns que saíam hoje, vão ser redirecionados para quarta-feira”, garante.
“O aeroporto de Lisboa não tem disponibilidade para que todos os aviões saiam hoje, pelo que praticamente todos os passageiros estão a ser reposicionados”, diz.
O responsável acrescenta que a equipa conseguiu resolver a maioria das situações enfrentadas pelos clientes, “umas com mais dificuldade, outras de forma mais facilitada”. Os clientes portugueses que não embarcaram conseguiram regressar a casa, garante o responsável.
“Só tivemos uma cliente que ficou retida no aeroporto de Marrocos e outra em Lisboa, que ia para as Caraíbas, porque os voos não saíram”, explica, acrescentando que no primeiro caso a passageira foi encaminhada para um hotel. “Também tivemos voos noutros locais que aconteceram sem qualquer problema, como na Ilha do Sal.”
A situação nesta terça-feira, 29 de abril, tem melhorado a cada hora que passa, segundo o cofundador da Viagens e Baratas. “O que tenho percebido com os meus colegas é que as companhias aéreas que alteraram as saídas para hoje e para amanhã estão a tentar que os passageiros fiquem o mesmo número de noites no destino.” Existe também a possibilidade de não embarcarem e pedirem o reembolso diretamente com as operadoras.