na cidade

Oficinas, mercado e música ao vivo: vem aí um fim de semana em cheio no Porto

Aproveite o regresso do bom tempo para renovar o closet ou apreciar as vistas. Espreite as atividades gratuitas dos próximos dias.
Descubra tudo o que pode fazer.

O tempo pregou-nos partidas ao longo da semana, mas nem por isso a vida no Porto é interrompida. Apesar de não vir um calor sufocante nos próximos dias, a previsão é de um fim de semana solarengo com temperaturas mais amenas, por isso aproveite para (re)visitar espaços icónicos da cidade, participe em serões musicais e até renove o armário para a nova estação. Há ainda muitas atividades gratuitas para entreter os miúdos e passar tempo em família. 

O grande destaque do fim de semana vai para a primeira grande festa no Ervilha Bar. O novo espaço inovador inserido no mercado da Foz quer celebrar a primavera com muita animação. O convite é para os visitantes vestirem, pelo menos, uma peça cor de rosa, e desfrutarem da música do DJ Pedro Lagos, acompanhado por cocktails exclusivos da Beefeater Pink. Esta promete ser a primeira de muitas festas realizadas no bar, por isso fique atento às redes sociais do spot. A entrada é gratuita e decorre esta sexta-feira, 24 de maio, das 19 horas à meia-noite. 

Por outro lado, também é este fim de semana que acontece mais uma edição da campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar do Porto. Além desta ação, que decorrerá no sábado e domingo, dias 25 e 26 de maio, nos super e hipermercados da cidade, a entidade está a promover na manhã de domingo, entre as 10 e as 13 horas, a “Manhã da Criança”. 

A iniciativa decorrerá nas instalações do Banco Alimentar do Porto, e destina-se a miúdos dos seis aos 14 anos, acompanhados por um adulto. A ideia é envolver os mais novos no espírito de voluntariado e ajudar no trabalho de armazém. A participação é gratuita mas requer inscrição prévia online.  

Estas são apenas algumas das tantas atividades gratuitas que poderá fazer por toda a cidade este fim de semana. Espreite a lista abaixo para conhecer outras sugestões da NiP.

Sexta-feira

10 às 19 horas — A Praça da Batalha recebe a sua tradicional feira de velharias e outras propostas artesanais.  

11h30 — A Piscina Municipal Eng. Armando Pimentel promove um conjunto de atividades físicas para maiores de 60 anos.

Sábado 

7 às 13 horas — Poderá visitar a Feira da Senhora da Hora com propostas, que vão desde os queijos artesanais até ao calçado.

8 às 13 horas — Espreite a variedade de produtos vintage e em segunda mão, na Feira da Vandoma. As propostas passam por utensílios domésticos, vestuário e ferramentas.

8 horas às 13h30 — Apoie a produção e consumo sustentável da Feira de Produtos Bio, no Parque da Cidade.

8 às 18 horas — Espreite a alargada coleção de curiosidades na Feira de Antiguidades e Velharias, na Praça Velásquez.

11 horas — Oficina de escrita para os mais novos “Código G”, com o Coletivo ARiSCA no Reservatório da Pasteleira. A atividade requer inscrição prévia pelo email educativo.museudoporto@nullcm-porto.pt.

11 às 15 horas — Oficina de cerâmica para miúdos dos seis aos dez anos com a artista Eva Couteiro na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. A atividade requer inscrição prévia pelo email educativo.museudoporto@nullcm-porto.pt.

14 às 19 horas — Feira de roupa “Mãos Largas” no Maus Hábitos, onde poderá comprar e vender roupa autoral em segunda mão, enquanto bebe um copo e visita a exposição do espaço.

Domingo

7 às 13 horas — A pitoresca Alameda das Fontaínhas recebe a Feira dos Passarinhos para comercialização da espécie como animal de companhia e os acessórios essenciais para o seu cuidado, manutenção e criação. 

10h30 às 12h30 — Oficina para famílias com miúdos a partir dos oito anos, sobre técnicas de produção artística e pintura, no Museu Nacional Soares dos Reis. Deverá efetuar inscrição através do email se.mnsr@nullmuseusemonumentos.pt. 

10 às 19 horas — Mercado da Alegria, nos Jardins do Passeio Alegre, com propostas locais de vestuário, decoração e gastronomia regional. 

10 às 17 horas — Feira dos Golfinhos com antiguidades e colecionismo no Jardim Basílio Teles.

12 horas — Dia de concertos e música ao vivo no Jardim da Casa São Roque.

15 às 19 horas — Listening Party no Rádio Clube Agramonte.

18 horas — Open Mic no Citynizer Plaza Ribeira.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA