na cidade

Oiá Plast celebra 5 anos com evento dedicado à sustentabilidade no Porto

Vão ser quatro dias com uma exposição aberta ao público e um ciclo de conversas, no Centro Comercial Bombarda.
Poderá conhecer o trabalho da empresa de perto.

Fundada em 2019, na ilha de São Vicente, Cabo Verde, a Oiá Plast nasceu com a missão de limpar as praias de plástico, recolhendo e transformando estes resíduos em produtos úteis, distintos e duradouros. Cinco anos mais tarde, a empresa conta com sede em Cabeceiras de Basto e continua a sua missão de transformar resíduos plásticos em novas matérias primas e produtos, sensibilizando e educando a comunidade sobre a importância da reciclagem e da economia circular.

Para assinalar o 5.º aniversário, a empresa promove o evento “Oiá Plast 5 anos, 5 amigos a falar sobre a economia circular”, entre os dias 15 e 19 de outubro, terça-feira a sábado, no Centro Comercial Bombarda, no Porto. O objetivo é reunir a comunidade para uma celebração focada no compromisso com a sustentabilidade e a promoção da economia circular.

“Este evento não é apenas uma celebração dos nossos cinco anos, é uma oportunidade de ampliarmos o diálogo sobre a sustentabilidade e a economia circular”, começa por explicar à NiP, Isabel Bourbon, co-fundadora da Oiá Plast. O evento será uma plataforma para discutir como áreas como o design, a arquitetura e a moda podem contribuir para a construção de um futuro mais sustentável.

Desde o início, que a Oiá Plast trabalha com comunidades e outras empresas para criar soluções sustentáveis que demonstram o valor e o potencial dos resíduos. Algumas dessas empresas são a Cais Recicla, a Matterpieces, a Neo Social Design e a Vintage for a Cause, que vão estar presentes e em destaque no evento.

“Queremos inspirar, mas também ser inspirados e, juntamente com os nossos convidados, mostrar que é possível criar produtos com valor a partir de resíduos”, reforça a co-fundadora. Durante os quatro dias do evento, haverá uma exposição de trabalhos desenvolvidos pela Oiá Plast, bem como das marcas participantes. Esta mostra pretende ilustrar o potencial da economia circular no design e na produção sustentável.

O ponto alto será no sábado, 19 de outubro, pelas 16 horas, com uma conversa aberta entre a Oiá Plast e os quatro projetos convidados (Cais Recicla, a Matterpieces, a Neo Social Design e a Vintage for a Cause). A discussão focará as experiências e práticas sustentáveis, além de explorar como a economia circular pode transformar a forma como criamos e consumimos produtos.

A entrada é gratuita todos os dias. A estação de metro dos Aliados fica próxima do Quarteirão Artístico da cidade, onde se encontra o Centro Comercial Bombarda.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA