O Porto está a preparar-se para receber a época natalícia. A inauguração das luzes da cidade está marcada para 30 de novembro e quem quiser assistir a tudo, pode deixar o carro em casa sem se preocupar. O Metro do Porto vai reforçar a operação a partir do último dia do mês, numa iniciativa que se prolongará por dezembro.
A 30 de novembro, entre as 18 e as 21 horas, a circulação do metro irá decorrer em períodos de quatro em quatro minutos no tronco comum, entre as estações da Senhora da Hora e do Estádio do Dragão. Na linha amarela, onde estão localizadas as estações centrais dos Aliados e São Bento, a cadência será de dez minutos entre as 16 e as 21 horas.
A cerimónia de inauguração começará pelas 18 horas, na Avenida dos Aliados e será seguida por um concerto de Fernando Daniel. “No ano passado, este evento levou a que o Metro do Porto registasse cerca de 52 mil passageiros adicionais. Também por isso, a oferta foi de novo pensada de acordo com uma procura que se espera igualmente volumosa”, referiu a Metro do Porto.
Nos fins de semana seguintes (7 e 8, 14 e15 e 21e 22 de dezembro) as linhas Azul (A), Vermelha (B), Verde (C), Amarela (D) e Violeta (E) verão a sua “capacidade ampliada”. A empresa delineou os planos de serviço para o Natal, para a Corrida de São Silvestre e para a noite de Ano Novo (onde a atividade será ininterrupta), mas ainda não adiantou detalhes.
Este ano, o Porto contará com um mínimo de 94 ruas iluminadas durante a época natalícia, o que representa um acréscimo de três em relação a 2023. Além disso, a icónica árvore situada na Avenida dos Aliados terá pelo menos 30 metros de altura. O Porto brilhará de domingo a quinta-feira, entre as 17h30 e as 20h30, e às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados, das 17h30 até à meia-noite.