na cidade

Porto está à procura de artistas para renovar o Mural da Restauração

O programa de Arte Urbana regressa em outubro com um projeto coletivo. Cada artista pode enviar duas propostas.
Fotografia de Guilherme Oliveira para Ágora.

A autarquia portuense, através do seu Programa de Arte Urbana, está à procura de artistas para um novo mural na Rua da Restauração. As candidaturas decorrem de 3 de outubro a 1 de novembro.

“Trata-se de um mural coletivo, projeto rotativo de caráter anual, com 70 metros de extensão”, como explica a Ágora no seu site. Assim, esta convocatória está aberta a artistas nacionais ou estrangeiros, desde que tenham residência em território nacional.

Tratando-se de um mural coletivo com uma extensão tão grande, cada artista poderá enviar um máximo de duas propostas que serão pintadas em dois ou quatro dos 14 módulos disponíveis na Rua da Restauração, precisamente na parede de sustentação dos Jardins do Palácio de Cristal. Nessas propostas, como aconteceu em anos anteriores, os artistas devem apresentar uma paleta de cores comum, que este ano será o azul.

De acordo com a Ágora, esta convocatória “vai eleger as melhores propostas de intervenção artística, segundo critérios de mérito artístico (singularidade plástica e gráfica da proposta), experiência e portfólio artístico dos candidatos. Serão considerados todos os estilos, formas de expressão e técnicas artísticas, desde que adequadas ao suporte a intervencionar”. Para ajuda à produção da obra, a Ágora irá atribuir a cada intervenção ou proposta selecionada 750€.

O regulamento bem como os detalhes desta convocatória estão disponíveis no site da Ágora. As propostas devem ser enviadas por email (arteurbana@nullagoraporto.pt) de 3 de outubro a 1 de novembro, sendo que os resultados serão divulgados a 7 de novembro.

O Programa de Arte Urbana do Porto foi criado em 2014 com o objetivo de divulgar a arte urbana e fomentar a sua criação em espaços autorizados. Carregue na galeria para descobrir algumas das obras que estão espalhadas pela cidade.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA