na cidade

Porto quer ter Agentes Seniores para construir uma cidade mais sustentável

O novo programa municipal pretende "promover o envelhecimento ativo e valorizar o conhecimento dos avós portuenses".
Os avós portuenses foram chamados à ação.

Crescemos a admirar e aprender com os nossos avós. É por isso mesmo que a Câmara do Porto, na passada sexta-feira, 16, apresentou novo programa municipal “A sustentabilidade não tem idade”. Esta iniciativa está destinada a pessoas maiores de 65 anos e visa “promover o envelhecimento ativo” através da criação de um grupo de Agentes Seniores. Segundo explica Adelina Cabral, da equipa de comunicação da Porto Ambiente, o objetivo é “valorizar o conhecimento e experiência destes portuenses para a construção de uma cidade mais sustentável”.

O programa convida assim os avós da cidade a integrarem as equipas de sensibilização da Porto Ambiente e a serem, ao mesmo tempo, agentes de mudança, através das boas práticas ambientais, contribuindo para a maior qualidade de vida no espaço urbano.

Os participantes no programa vão ter acesso a sessões informativas sobre gestão de resíduos e reciclagem, dinamizadas pela equipa de formação ambiental da Porto Ambiente. A participação é gratuita e inclui ainda a atribuição de um kit Agente Sénior, com equipamento para participarem nas diversas ações de mobilização pela cidade, como T-shirts, autocolantes, folhetos informativos, entre outros. 

“A iniciativa está integrada no plano de ação ‘Porto Cidade Amiga das Pessoas Idosas 2023-2025’ e visa reforçar o compromisso da cidade em criar oportunidades de participação ativa na comunidade para os mais velhos, bem como assegurar respostas adequadas às necessidades de uma população cada vez mais envelhecida”, acrescenta a responsável.

Para o arranque do projeto, decorreu ao longo da semana passada, uma ação de ativação em algumas das zonas da cidade onde tradicionalmente estes cidadãos se reúnem para convívio diário e momentos de lazer. Uma das zonas em destaque foi a Praça do Marquês de Pombal, onde todas as tardes, um grupo de avós costuma juntar-se a jogar cartas e conviver.

Para reforçar a visibilidade do programa, arrancou em simultâneo na passada sexta-feira, uma campanha de comunicação urbana com presença em mupis distribuídos por toda a cidade e também na rede de autocarros da STCP, desafiando os avós a tornarem-se um Agente Sénior.

“O objetivo é destacar a importância do papel dos seniores na preservação ambiental e na construção de uma cidade mais sustentável, apelando ao envolvimento cívico desta faixa etária”, reforça a autarquia.

As sessões informativas vão decorrer ao longo de todo o ano, sendo que as primeiras acontecem a 3 e 4 de junho, terça e quarta-feira. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do email senioresativos@nullportoambiente.pt ou diretamente nas instalações da empresa, no número 249 da rua de São Dinis.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA