na cidade

Portuenses, as rusgas de São João estão de volta às ruas da cidade

Todas as freguesias estarão representadas no desfile marcado para este sábado, 2 de julho.
Fotografia de Ágora.

Depois de três anos em que a pandemia não permitiu que as festas da cidade se realizassem como manda a tradição, as Rusgas de São João regressam às ruas do Porto. O desfile deste ano está marcado para o próximo sábado, 2 de julho, a partir das 17h30.

As ruas vão encher-se de cor e animação com os elementos dos vários grupos folclóricos e associações recreativas da cidade, sendo que todas as freguesias e uniões de freguesias vão estar representadas no desfile. De acordo com a Ágora, o cortejo iniciará em frente ao Café Majestic, na Rua de Santa Catarina, e terminará na Praça do General Humberto Delgado, em frente ao edifício da Câmara Municipal. Pelo meio, passará ainda por pontos como a Rua de Fernandes Tomás, a Rua da Trindade ou a Rua do Dr. António Luís Gomes. 

No final do desfile, haverá lugar para a tradicional atuação dos grupos para o público e para o júri, na Praça do General Humberto Delgado. A avaliar as Rusgas estará o painel composto por sete elementos, em representação de cada uma das freguesias a concurso, que terá em consideração detalhes como a coreografia, a cenografia, os figurinos e a musicalidade de cada Rusga.

Nas últimas quatro edições das Rusgas de São João, a vencedora foi Campanhã. Desta vez, o vencedor vai levar troféu desenhado pela artista Madalena Martins especialmente para o efeito.

É preciso ter atenção ainda ao facto de o desfile das Rusgas condicionar o trânsito no centro da cidade, nomeadamente nas ruas onde irá passar e noutras como a Rua de Passos Manuel ou a Avenida dos Aliados. Todas as informações sobre o desfile e estes condicionamentos estão disponíveis no site da Ágora.

As Rusgas serão a última atividade do programa de São João, que este ano incluiu vários concertos, bailes e muita animação.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA