A cultura e a cidade do Porto têm uma ligação que não deixa ninguém indiferente. Depois de termos anunciado o melhor espaço cultural de 2024, está na hora de virar os holofotes para os monumentos e outros espaços da cidade que, ao longo do último ano, receberam diferentes experiências, que vieram dar uma nova vida ao concelho.
Houve um que se destacou e marcou os portuenses e a votação de “Melhor Experiência” nos Prémios NiP 2024 é prova disso. Os leitores votaram e colocaram o “Spiritus Natalis”, espetáculo imersivo de Natal criado pela Irmandade dos Clérigos e pelo atelier criativo OCUBO, no primeiro lugar do pódio com 32,16 por cento dos votos.
Novembro estava mesmo a terminar quando as duas entidades se juntaram para oferecer um presente de Natal antecipado à população. A New in Porto esteve presente no espetáculo de inauguração criada exclusivamente para o interior da Igreja dos Clérigos.
O objetivo era produzir algo diferente e que se adaptasse à época para surpreender os espectadores que já tinham assistido ao espetáculo “Spiritus” ou ao concerto imersivo acompanhado pela mesma projeção multimédia. O propósito foi cumprido, e os leitores da NiP confirmaram-no.
“Ficamos genuinamente honrados com esta distinção, que nos motiva a continuar a criar pontes entre o passado e o futuro para gerar momentos inovadores que celebram o legado histórico da cidade, mexem com os sentidos, despertam emoções e fazem sonhar”, afirma o produtor executivo do atelier OCUBO, Edoardo Canessa.
“O ciclo de concertos ‘Spiritus Natalis’ tem um significado muito especial para nós. Criado a partir do universo do espetáculo ‘Spiritus’, que continua a ser tão acarinhado pelo público nacional e internacional, e dos concertos imersivos ‘Clérigos Immersive Concert: Spiritus of Classical Music’, este ciclo foi pensado com o objetivo de criar uma experiência festiva inovadora, emotiva e envolvente a partir do ex-libris que é a Igreja dos Clérigos, onde música, tecnologia e património se unem de forma arrebatadora, para criar memórias afetivas únicas”, acrescenta.
Por sua vez, António Tavares, diretor executivo da Irmandade dos Clérigos, refere: “É com grande satisfação que acolhemos esta notícia, que vem refletir a excelência da programação que a Torre dos Clérigos desenvolve e apresenta ao longo destes últimos 10 anos, tendo em conta o público que nos visita, quer o português, quer os milhares de visitantes internacionais dos vários cantos do mundo”.
“Confiámos no atelier OCUBO para criarmos esta experiência para o interior desta belíssima Igreja barroca, embelezando-a e criando inovação, reforçando o posicionamento de que a Igreja é para todos, pois efetivamente é uma experiência para todos, todos, todos. Esta sinergia, estabelecida há três anos, revelou-se um sucesso, cumprindo os objetivos de posicionar a Igreja dos Clérigos como um espaço para ser visto, vivido e experienciado”, reforça António Tavares.
A experiência imersiva juntou uma projeção multimédia com diversos cenários festivos, acompanhados com músicos ao vivo. O alinhamento do espetáculo incluiu dez músicas natalícias, como “The Prince of Denmark’s March” de Jeremiah Clarke, “Ave Maria” de G. Caccini, “Inverno (2º and.) de Vivaldi, “O Holy Night” de Adolphe Adam, “Trumpet Voluntary” de John Stanley, “Noite Feliz” de F. Gruber, “The first noel”, Sonata em Ré Maior de H. Purcell, “Adeste Fideles” de John Wade e, “Joy to the world” de G. F. Haendel.
Estes temas foram interpretados por Fabiana Pereira Magalhães como soprano, Rogério Monteiro no violino, Manuel Azevedo no trompete e Rui Soares no órgão.
Para 2025, o responsável pela Irmandade dos Clérigos antecipa à NiP já estar a trabalhar com o atelier OCUBO, e outras entidades, para continuar a trazer experiências diferenciadoras ao espaço e à vidade. “Estamos já atentos a outras ideias criativas para que no futuro possamos continuar a gerar momentos únicos e memoráveis na Torre, Igreja e Museu dos Clérigos, contribuindo para fazer da nossa cidade e da marca Porto uma verdadeira love brand”, afirma.
O segundo lugar dos Prémios NiP 2024 é ocupado pelo Occultus Room Scape, com 23,39 por cento dos votos. Já a Porto Helicopters ficou no terceiro lugar, com 20,46 por cento da votação desta categoria dos Prémios NiP 2024. O quarto e quinto lugar são ocupados, respetivamente, pela empresa de passeios no Douro, Pipadouro, e a Adega secreta de RPG do Coliseu, com 12,28 e 11,69 por cento dos votos.
Carregue na galeria para ver alguns dos melhores momentos da experiência imersiva “Spiritus Natalis” na Igreja dos Clérigos. Ainda pode assistir ao já tradicional espetáculo imersivo “Spiritus”. Os bilhetes custam 10€ e podem ser comprados online ou na bilheteira do monumento. Os miúdos até dez anos não pagam pelo bilhete.