na cidade

Prepare as malas: há um novo destino turístico perto do Porto que vai querer conhecer

Álava é ideal para uma escapadinha em família, para quem gostar de fazer desporto ao ar livre ou relaxar no meio da natureza.
Um local por descobrir.

Regressar à rotina é difícil. Parece que estamos sempre à procura de um feriado, de um fim de semana prolongado, ou qualquer outra desculpa para fazermos uma escapadinha. Grandes espaços verdes, rico património histórico, alargada variedade gastronómica, terra de vinhos e uma agenda cultural abrangente. Estas características poderiam definir muito bem a cidade do Porto, mas não é o caso.

A cerca de 400 quilómetros da cidade, há um autêntico refúgio que se assemelha à zona portuense. Falamos de Álava, uma região do País Basco (Espanha) rica em património, gastronomia, vinho, natureza e, claro, experiências inesquecíveis que estão à sua espera. “Escolhemos a cidade do Porto como ponto de encontro, partida e até chegada, para associar a Álava devido às semelhanças existentes entre ambas as regiões. Há muitas coisas que unem o Porto e Álava, mas entre elas destaca-se o vinho e a gastronomia”, admite Cristina González Calvar, deputada do comercio e turismo e uma das responsáveis pelo projeto “Vem Viajar”, acrescentando: “A verdade é que temos usufruído de experiências únicas no Porto e agora queremos convidar os portuenses (e não só) a terem uma experiência a não esquecer em Álava”.

O projeto “Vem Viajar” foi apresentado em setembro e pretende promover esta zona espanhola. Trata-se do sítio ideal para uma escapadinha de fim de semana ou para umas férias mais prolongadas e planeadas, onde o foco não é só conhecer sítios novos, mas também descansar e descontrair, em contacto direto com a natureza. Por outro lado, é a sugestão perfeita para quem gosta de uma caminhada ou corrida ao ar livre.

“Álava mistura a parte urbana com um espaço natural que a rodeia e que pode facilmente ser descoberto de bicicleta ou a pé. O maior destaque da cidade vai para o ‘Anel Verde’, que conta com ciclovias, espaços para visualizar uma diversidade de animais que nunca imaginaríamos ver no meio de uma cidade, como veados ou diferentes tipos de aves”, explica María Nanclares Caballero, vereadora das áreas de emprego, comércio e turismo e também responsável pela concretização do projeto turístico.

Tanto Cristina González Calvar como María Nanclares Caballero admitem que qualquer altura do ano é ideal para desfrutar da paisagem de Álava, ainda que os meses de outono tenham uma magia especial. “O mar de vinhedos que cobre a comarca tinge-se de vermelhos, laranjas e amarelos, dando lugar a autênticos postais”, acrescentam.

Além de nesta época ser possível viver de perto a vindima e a elaboração de vinho na zona da Rioja Alavessa, que poderá vir a ser provado em anos vindouros. Aconselham ainda um passeio pela vila medieval de Artiniega e os seus museus, o Museu Etnográfico, que oferece uma viagem pela viva rural e o Museu Santxotena, que permite conhecer a obra de Xabier Santxotena, discípulo de Jorge Oteiza, pela mão do próprio artista.

Álava oferece também uma aliciante agenda cultural, que envolve ainda eventos festivos e desportivos. No mês de outubro decorre o festival Minature, onde os melhores chefs de pintxos e cozinha do mundo se juntam em várias localidades de Álava para mostrar diversas criações. Já em dezembro acontece o festival Ardoaraba, onde se produzem alguns dos melhores vinhos do mundo. As adegas do vale de Ayala oferecem as suas criações em espaços espalhados da cidade, incluindo provas de vinho e propostas gastronómicas. 

Ao longo do ano ainda estão previstos vários festivais de música, street art e magia, teatro de humor, festas populares, eventos culturais e desportivos, como Ironman Vitoria-Gasteiz, um desafio que reúne atletas de todo o mundo em julho e combina quase quatro quilómetros de natação, 180 quilómetros de bicicleta e 42 quilómetros de corrida. 

Se quer conhecer esta localidade, saiba que pode deslocar-se até lá de carro. A viagem demora cerca de seis horas, mas pode sempre estender-se se quiser apreciar as paisagens que vão surgindo pelo caminho. Caso prefira vistas aéreas, saiba que existem voos diretos do Porto a Álava.

De seguida, carregue na galeria para conhecer os spots imperdíveis deste novo destino turístico.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA