na cidade

Prepare-se: esta atividade vai deixá-lo de olhos postos no céu

O Planetário do Porto quer levar os seus visitantes “Mais perto das Estrelas” já esta quinta-feira, 13 de janeiro.
Vá ver as estrelas

Para tentar adivinhar o futuro, aprender mais sobre o espaço ou simplesmente experimentar algo diferente, há uma atividade do Planetário do Porto que não vai querer perder. Chama-se “Mais perto das Estrelas” e acontece já na próxima quinta-feira, 13 de janeiro, a partir das 21 horas.

“O público é convidado a assistir a uma breve demonstração no interior da cúpula do Planetário digital, onde poderão ver o céu da própria noite”, explica o Planetário na sua página. No final desta apresentação, “se as condições meteorológicas o permitirem”, haverá a oportunidade de ir até ao exterior do edifício para fazer a observação astronómica através de um telescópio.

Para acompanhar e comentar a atividade, que tem a duração de cerca de 90 minutos, vai poder sempre contar com os especialistas do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Além da explicação sobre o céu dessa noite, comentarão ainda algumas das descobertas mais recentes no campo da astronomia, tal como poderão responder às dúvidas dos participantes.

Apesar de ser de entrada gratuita, o evento requer uma inscrição prévia, uma vez que tem uma limitação de 30 participantes. A atividade de observação astronómica acontece todos os meses na segunda quinta-feira, por isso não se preocupe se já não conseguir arranjar uma vaga.

Neste momento, a participação está sujeita ainda ao cumprimento das regras de segurança impostas pela pandemia, pelo que será necessário — para maiores de 12 anos — a apresentação do certificado digital ou um teste laboratorial negativo à Covid-19. Isto a juntar, naturalmente, ao uso obrigatório de máscara. Todas as informações sobre a atividade estão disponíveis no site do Planetário do Porto.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA