na cidade

Prepare-se: vem aí um eclipse lunar parcial e uma super-Lua na mesma noite

Os dois fenómenos astronómicos vão acontecer na madrugada desta quarta-feira, 18 de setembro.
Vai ser mágico.

Se não quer perder um dos fenómenos astronómicos mais fascinantes do ano, é melhor começar já a pensar num local onde consiga observar o céu noturno, de preferência longe da poluição luminosa das grandes cidades. O mês de setembro traz não só uma lua cheia, como também um eclipse lunar parcial. Estes dois fenómenos vão iluminar os céus na madrugada de quarta-feira, 18 de setembro.

A lua cheia de setembro, conhecida como Lua da Colheita, será diferente das imagens que surgem nos restantes meses: será uma super-Lua. O fenómeno acontece sempre que a Lua Cheia se encontra a uma distância da terra inferior a 110 por cento do perigeu da sua órbita. Ou seja, fica cerca de 50 mil quilómetros mais perto do nosso planeta.

Quanto ao nome, foram os índios nativos americanos que batizaram a Lua Cheia de setembro com o apelido de Lua da Colheita. Tudo porque a sua luz brilhante facilitava as colheitas nessa altura do ano.

Outra grande particularidade deste ano é que a super-Lua não virá sozinha e terá um eclipse lunar parcial a acompanhá-la, o segundo de 2024. O fenómeno acontece quando existe um alinhamento imperfeito do sol, da Terra e da lua, que faz com que esta última passe apenas por parte da sombra, ficando com um formato que faz lembrar o Pac-man. “A sombra cresce e depois recua sem nunca cobrir totalmente a lua”, esclarece a NASA.

A hora do eclipse, que será visível na Europa, será entre as 1h12 e as 2h15, enquanto o pico da super-Lua deverá acontecer por volta das 3h34 em Portugal. Os eclipses lunares totais, quando a lua fica escondida totalmente pela sombra da Terra, são bastante raros. Se perder esta oportunidade, terá de esperar até março de 2025 para assistir ao fenómeno.  

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA