Fazer voluntariado é um objetivo de muitos mas nem sempre sabem por onde começar ou como ajudar de forma mais efetiva. Para eliminar todas as dúvidas, os Leigos para o Desenvolvimento estão a promover ao longo deste mês várias sessões de informação e esclarecimento. No Porto, a sessão está marcada para 26 de outubro, quarta-feira, pelas 21 horas, no Centro de Reflexão e Encontro Universitário (CREU).
A abrir o ciclo de formação 2022/2023, será apresentado o projeto com o mote “Faz a diferença para um mundo mais igual”. Assim, nas sessões de esclarecimento serão apresentadas a organização, as missões e os projetos — que são desenvolvidos tanto em Portugal como em Angola e São Tomé e Príncipe —, o perfil que deverá ter um voluntário e ainda o plano da formação que é feita antes da partida para cada missão. Haverá ainda a possibilidade de ficar a conhecer o testemunho e experiência de voluntários que já regressaram das suas missões.
Entre as caraterísticas que deverá ter um voluntário para integrar este projeto estão a disponibilidade para fazer, pelo menos, um ano de missão, ter entre 21 e 40 anos — ou 45, caso o voluntariado seja feito em Portugal —, ser cristão, ser licenciado ou com formação técnico-profissional ou ter experiência profissional e ainda ter vontade para servir as comunidades locais e viver com elas “num espírito de partilha e simplicidade”. Além da formação e de todo o acompanhamento durante a missão, o projeto oferece viagens, estadia e alimentação, bem como os seguros necessários.
O grupo Leigos para o Desenvolvimento é uma ONGD católica que trabalha há mais de 35 anos para o desenvolvimento em países de expressão portuguesa. Além do nosso País, tem atualmente projetos em Angola e São Tomé e Príncipe, sendo que no último ano foram apoiadas mais de 20 mil pessoas através do trabalho de 450 voluntários.
Além da sessão presencial no Porto, haverá outra no mesmo dia em Lisboa, uma em Coimbra a 27 de outubro e uma online a 2 de novembro. Poderá receber mais informações sobre o projeto preenchendo o formulário disponível. Se preferir, encontra mais detalhes sobre o programa no site do Leigos para o Desenvolvimento.