na cidade

Roseiral. O emblemático jardim do Porto já reabriu ao público

Após trabalhos de recuperação e um investimento de 158 milhões de euros, o espaço nos Jardins do Palácio de Cristal já reabriu.
Como novo.

Um dos socalcos que circundam o Palácio de Cristal, no Porto, abriga um jardim que deve o nome às exuberantes roseiras que formam padrões geométricos. Este espaço verde, denominado Jardim do Roseiral, reabriu ao público esta terça-feira, 7 de janeiro, após uma série de trabalhos de recuperação que incluíram o restauro de elementos emblemáticos.

“A intervenção passou pela reabilitação de pavimentos, do sistema de drenagem, dos muros e das pérgulas, bem como o restauro da Fonte do Pelicano, dois fogaréus, da Fonte do Ganso, do putti e do frontão com a pedra de armas da cidade”, detalha a Câmara Municipal do Porto nas redes sociais.

Os trabalhos incluíram ainda a reorganização dos canteiros, com a plantação de novas sebes de buxo, utilizando uma espécie mais resistente a doenças e pragas. Também foram introduzidos elementos pontuais de topiário, no intuito de “recuperar a imagem original do jardim”.

A obra, que representa um investimento de 158 mil euros por parte do município, reflete o compromisso da autarquia em “preservar o património verde da cidade e proporcionar espaços de excelência aos munícipes e visitantes”.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA