Se a Rua de Santa Catarina não lhe disser nada, é porque precisa mesmo de visitar o Porto. Hoje é conhecida como um centro comercial ao ar livre, pela variedade de lojas que tem — ou não tivesse sido aqui que surgiu a primeira Zara de Portugal, em 1988. Mas além de um espaço com uma forte ligação às compras, tem um significado especial para o cinema português.
Foi precisamente nesta rua que foi gravado o primeiro filme nacional realizado por um português. “A Saída do Pessoal Operário da Fábrica Confiança” foi filmado por aqui, sob o comando do comerciante Aurélio da Paz dos Reis, em 1896.
Mas há muito mais por descobrir no Porto além da Rua de Santa Catarina. Por isso mesmo, a NiT preparou um roteiro pela cidade, com vários locais mais ou menos conhecidos — e que foram todos fotografados pelo novo smartphone Huawei P60 Pro.
A Torre dos Clérigos é um dos principais bilhetes-postais do Porto. Mais do que uma torre onde pode subir para ter uma vista panorâmica sobre a cidade, este é um ponto repleto de história. Aqui pode ainda visitar a igreja e também a Casa da Irmandade que hoje é um museu. A igreja tem entrada livre, mas o bilhete para o museu e subida à Torre custa 8€.
Se a zona interior é ideal para absorver a arte e a história, lá de cima pode tirar o máximo proveito das qualidades de fotografia da câmara do Huawei P60 Pro. Com a função inteligente de abertura física autoajustável, que se regula em função das necessidades do momento, pode captar uma foto da paisagem ampla do topo da Torre e preservar todos os detalhes com a profundidade de campo. Já se fizer a visita noturna, aproveite para explorar o modo Super Moon — afinal, àquela altura até está mais perto da lua.
Ainda na onda histórica e religiosa, há outra igreja que não passa despercebida no Porto — mas que é mais conhecida pela sua fachada do que pelo interior. Falamos, claro, da Igreja do Carmo que, apesar de ter sido construída no século XVIII, são os seus painéis de azulejo azuis e brancos que fazem sucesso entre fotógrafos e não só.
Os azulejos estão também em destaque na Estação de São Bento, provavelmente uma das estações ferroviárias mais fotografadas do País. Descanse quem é mais adepto do ar livre do que de arquitetura. Da zona ribeirinha aos imensos jardins da cidade, há muita natureza por explorar. Com o Huawei P60 Pro na mão, não faltam cenários idílicos para fazer retratos nítidos. Com o conjunto de objetivas Long Travel Slide Zoom, é até possível captar detalhes a longas distâncias sem grande dificuldade.
Além do Porto, o mais recente modelo da Huawei já passou por outras cidades que têm revistas New in, como Oeiras e Setúbal. Se gosta de viajar pelo nosso País, não perca ainda os roteiros que vão ser publicados nas próximas semanas na New in Coimbra e New in Seixal.
Até lá, carregue na galeria para ver algumas das fotos que tirámos no Porto com o último modelo de smartphone da Huawei.