na cidade

Ruas do Porto já brilham com as iluminações de Natal: veja como a cidade está bonita

As decorações foram inauguradas esta quarta-feira, 1 de dezembro. A NiP mostra-lhe as iluminações mais giras em 15 fotos.
A árvore

As iluminações de Natal estão acesas e inauguradas nas ruas do Porto desde esta quarta-feira, 1 de dezembro. Como é normal, o destaque vai para a grande árvore de Natal colocada na frente da Câmara Municipal e que se torna num ícone da Avenida dos Aliados nesta altura do ano, mas há outras novidades.

Marcada pela pandemia, esta inauguração foi apenas simbólica. Ao contrário de outros anos, não contou com animações específicas ao longo do dia nem atividades que pudessem fazer juntar grandes concentrações de público.

“O grande desafio neste momento é que, com as novas medidas que foram anunciadas pelo Governo, apesar de tudo, o impacto na nossa economia, na economia da cidade, não seja tão grande como poderia ser”, disse o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

Sobre a árvore, podemos dizer que, de acordo com o site da autarquia, tem 34 metros de altura e 15,5 metros de largura. A iluminá-la estão cerca de 50 mil leds com uma tecnologia muito particular. Isto faz com que ao longo do dia e da noite vá adquirindo diferentes tonalidades e que ganhe animação por vídeo, sincronizada também com música, a cada 30 minutos.

Ao todo, são mais de 80 as ruas, praças, avenidas, largos e jardins que estarão mais iluminados nas próximas semanas. Isto pode resumir-se ainda a mais de 2,5 milhões de micro lâmpadas led de baixo consumo distribuídas por cerca de 900 peças de decoração. O projeto foi feito em parceria com a Associação de Comerciantes do Porto e pensado para animar as zonas de maior comércio da cidade.

É justamente o comércio um dos focos da animação deste ano e, por isso, haverá neve artificial a cair de meia em meia hora, entre as 17h30 e as 19h30, nas concorridas ruas de Cedofeita e das Flores. Isto vai acontecer aos sábados, domingos e feriados até 19 de dezembro e todos os dias de 20 a 23.

Apesar da tentativa de que este ano os festejos sejam mais contidos, várias centenas de pessoas juntaram-se no centro da cidade para assistir ao acender das iluminações natalícias. Como medida de precaução contra o alastrar da pandemia, está já previsto que este ano não haja o tradicional fogo de artifício na Passagem de Ano nem os concertos e atividades usuais dessa altura.

Carregue na galeria para ver algumas das iluminações que dão cor às ruas do Porto.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA