A primeira semana de regresso ao trabalho, às aulas e à rotina chegou ao fim. O início de novas fases pode ser difícil e voltar à correria diária pode custar passado semanas a desacelerar com as férias. Mas não se preocupe, a agenda cultural da cidade é alargada e pensada para que possa ter um fim de semana de descontração.
Ao longo destes três dias disputa-se o Torneio Cidade do Porto no Pavilhão do Clube Infante de Sagres, onde marcam presença as equipas de hóquei da Maia, de Penafiel, os galegos e o Liceu da Corunha, juntamente com a equipa da casa e Juventude de Viana, vencedores do ano passado. Na sexta-feira, o encontro de inauguração decorre às 20 horas, ao sábado há quatro jogos entre as 11 e as 21 horas, e no domingo as etapas finais começam pelas 11 horas e estendem-se até às 18 horas.
Mas o fim de semana não será feito só de jogos. Também há oficinas para os miúdos e concertos de entrada gratuita. Na sexta-feira e sábado poderá assistir a uma autência obra de teatro ao ar livre, na Praça Dom João I.
No âmbito do terceiro capítulo do projeto Dialoghi, da companhoa CollettivO CineticO, promovida por Francesca Pennini, Alessandro Sciarroni compõe uma peça coreográfica intitulada “In a Landscape”, inspirada na composição homónima de John Cage. A peça quer, através da sua leveza e mistério, criar uma relação empática com o espectador.
Disponível e de entrada gratuita, na sexta-feira, dia 15 e ao sábado, dia 16, pelas 18 horas em ambos os dias. Ao longo dos três dias ainda há serões musicais e atividades para os miúdos, veja as sugestões que a NiP juntou para si.
Sexta-feira, 15 de setembro
Festival de Música Folk da Maia — Depois do sucesso da primeira edição, o festival de música tradicional portuguesa regressa à Maia. Neste dia o Coletivo da Capela sobe ao palco às 18h30, seguido pelo grupo portuense Pé na Terra pelas 21h30. O encontro está marcado para o Parque Cidade Desportiva da Maia.
Panorama #23 — A Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa do Porto organiza uma grande exposição onde apresenta projetos artísticos dos seus alunos. As atividades decorrem ao longo de todo o dia e envolvem exposições, concertos, performances musicais e conversas à volta de áreas como Conservação e Restauro, Animação, Cinema, Fotografia, New Media Art & Design, entre outras.
Ikue Mori, Nuno Aroso & João Miguel Simões — Um ano depois do último encontro, a Associação de Vizinhos de Bouça, na Rua dos Burgães, 345, recebe este trio de percursão, pelas 19h30.
Sábado, 16 de setembro
Festival de Música Folk da Maia — No sábado a programação é dedicada aos miúdos, com a Oficina de Danças Ballómundo coordenadas pela Associação Coreto pelas 11 horas. Já ao final da tarde, pelas 18h30 o coletivo feminino Crua, sobe ao palco, seguido pelo grupo Monte Lunai que cruza raízes portuguesas com galegas e celtas e o DJ Gaiteirinho encerra a noite a partir das 23h30.
Panorama #23 — A Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa do Porto organiza uma grande exposição onde apresenta projetos artísticos dos seus alunos. As atividades decorrem ao longo de todo o dia e envolvem exposições, concertos, performances musicais e conversas à volta de áreas como Conservação e Restauro, Animação, Cinema, Fotografia, New Media Art & Design, entre outras.
VI Torneio de Xadrez na Praça — O encontro está marcado para as 10 horas na Praça da Corujeira, onde todos poderão participar, não interessa se é amador ou profissional, nem a idade, a participação é gratuita mas requer inscrição através do email chess.em.campanha@nullgmail.com. O torneio faz parte da Gala de Artistas de Campanhã, realiza-se até ao meio-dia e conta com cinco rondas a ritmo rápido.
Oficina para os mais novos “Cápsulo do Tempo #5” — O Coletivo ARiSCA atua nas áreas de arte e da educação e nesse sentido promove uma oficina onde garrafas vindas de outra época, um mapa encriptado, pedaços de um passado e segredos, são os protagonistas. No Parque da Pasteleira a partir das 11 horas. Todos os miúdos a partir dos três anos estão convidados a participar gratuitamente, mas é necessária inscrição prévia.
Domingo, 17 de setembro
EXPO Gondomar 2023 — Aquela que é a maior montra de divulgação do concelho está de regresso. Dirigido para empresas e entidades com intervenção direta na atividade económica, inovação e emprego, para a promoção de produtos e serviços e à criação de sinergias entre atores económicos. Decorre ao longo de todo o dia, no Multiusos de Gondomar e conta ainda com animação e praça de alimentação.
Dia do Porto de Leixões — Entre as 10 e as 19 horas é dia de fazer visitas guiadas à área portuária em autocarros turísticos, a embarcações, ao Titan e ao terminal de Cruzeiros. Há ainda espetáculos musicais, artísticos e animações para todas as idades. Não perca a oportunidade de conhecer o maior porto exportador do País.
MIGRAR — Amarelo Silvestre — Trata-se de um percurso performativo criado pela companhia Amarelo Silvestre. Nesta edição do Cultura em Expansão, o público é levado pelo território de Campanhã, em duas datas, através de um percurso que se segue por um momento de partilha. A partir das 16 horas.
Se gosta de acordar tarde ao fim de semana, carregue na galeria para descobrir alguns dos melhores brunches do Porto.