na cidade

12 programas para fazer no Porto este fim de semana — sem pagar

As opções vão desde os mercadinhos ao cinema ao ar livre, sem esquecer o desporto.
Faça algo diferente.

Este fim de semana chega com um bónus. Para muitos, esta é uma altura de férias, por isso, os dias passam a outro ritmo e muitas vezes não sabemos sequer que dia da semana é. No entanto, para quem está a trabalhar — seja por já ter tido ou ainda estar à espera de uns dias de descanso —, um fim de semana seguido de uma segunda-feira de feriado parece quase um presente divino. Para aproveitá-lo da melhor forma, há várias atividades que pode fazer no Porto, mesmo sem pagar.

Os miúdos podem ocupar-se já esta sexta-feira, 12 de agosto, com os “Contos de Mar: Tardes de agosto”. A atividade das bibliotecas municipais tem como objetivo despertar para a consciência ecológica e inclui várias oficinas didáticas.

Ainda na sexta-feira, será a vez de assinalar o Dia Internacional da Juventude, cujo tema é a “solidariedade intergeracional”. Para isso haverá uma mostra de desportos urbanos e concertos, marcados para o Largo Amor de Perdição.

Para quem procura uma opção que seja típica do verão, conte com as sessões de cinema ao ar livre com o Cinema Fora do Sítio. O programa organizado pela autarquia está de volta e vai percorrer várias zonas do Porto. Desta vez, haverá sessão de “Elvis”, de Baz Luhrmann, na sexta-feira, 12 de agosto, no Largo de Santo Ildefonso, sendo que no sábado haverá “DC Liga dos Super-Pets”, de Jared Stern e Sam Levine, no Rossio, no Palácio de Cristal.

Como tem sido habitual nas últimas semanas, o programa de animação “Vizinhanças” vai levar espetáculos, oficinas e atividades de música, dança ou circo às diferentes freguesias. Este sábado e domingo, pode encontrá-las no Jardim Paulo Vallada, no Bonfim.

Os “Domingos no Parque” também estão de volta, desta vez ao Parque Oriental. As atividades vão incluir uma aula de capoeira e um DJ Set.

Os fãs de mercadinhos vão poder encontrar os habituais Mercado Porto Belo e Mercado da Alegria. Esta semana, regressa também o Mercado Jardim da Água e do Urban Market. Para quem prefere mexer o corpo, há ainda os Dias com Energia e os Domingos em Forma, disponíveis em vários parques da cidade.

Veja a lista de atividades que poderá fazer gratuitamente no Porto nos próximos dias.

Sexta-feira

15 horas — Início das atividades do Dia Internacional da Juventude, no Largo Amor de Perdição.

16h30 — Sessão de “Contos de Mar: Tardes de agosto”, na Biblioteca Municipal Almeida Garret.

21h30 — Exibição de “Elvis”, de Baz Luhrmann, no Largo de Santo Ildefonso, inserida no programa Cinema Fora do Sítio.

Sábado

9 horas — Os Dias com Energia levam atividades como ioga, pilates ou tai-chi aos vários pavilhões municipais do Porto.

10 horas — Início do Mercado Porto Belo, que decorre até às 19 horas, na Praça Carlos Alberto.

10 horas — Abertura do Mercado Jardim da Água, que ficará até às 17 horas no Jardim Barão Nova Sintra.

11 horas — Início do Urban Market, no Hard Club, cuja programação dura até às 19 horas.

15 horas — Atividades do “Vizinhanças”, no Jardim Paulo Vallada, no Bonfim, que duram até às 20 horas.

21h30 — Exibição de “DC Liga dos Super-Pets”, de Jared Stern e Sam Levine, no Rossio, no Palácio de Cristal, inserida no programa Cinema Fora do Sítio.

Domingo

9 horas — Abertura do Mercado da Alegria, que leva o artesanato até ao Jardim do Passeio Alegre até às 19 horas.

10 horas — O Parque Oriental da Cidade do Porto recebe as habituais caminhadas do Domingos em Forma, com o ponto de encontro marcado para o Pavilhão Municipal do Lagarteiro.

10 horas — Atividades do “Vizinhanças”, no Jardim Paulo Vallada, no Bonfim, que duram até às 20 horas.

10h30 — Início da aula de capoeira com Luciano Milani, seguida de DJ Set, no Parque Oriental, no âmbito dos Domingos no Parque.

11 horas — Início do Urban Market, no Hard Club, cuja programação dura até às 19 horas.

Segunda-feira

11 horas — Início do Urban Market, no Hard Club, cuja programação dura até às 19 horas.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA