na cidade

Atenção: estão de volta as feiras da Vandoma e do Cerco

A autarquia decidiu reabrir as duas feiras já durante este fim de semana, de 18 e 19 de setembro.
Fotografia de Porto.

Para alegria dos portuenses, as feiras da Vandoma e do Cerco estão de volta este fim de semana. No sábado, 18 de setembro, chega a da Vandoma; e no domingo, 19 de setembro, a do Cerco.

“A Câmara do Porto, dado o atual contexto pandémico que tem vindo progressivamente a melhorar e com o consequente desagravamento das medidas restritivas, decidiu reabrir ambas as feiras”, explica a autarquia no seu site. Suspensas desde março de 2020, quando começou a pandemia, as duas famosas feiras ainda não tinham regressado à atividade devido à “sua especificidade, dimensão e afluência de visitantes”, no caso da Feira da Vandoma, e “por estar integrada em zona residencial de grande aglomeração populacional”, para a do Cerco.

Ao contrário do que era normal antes da pandemia, a Feira da Vandoma vai abrir apenas com os vendedores residentes, sem oportunidade para os característicos vendedores ocasionais. Serão 156 os comerciantes permanentes que assinalaram o seu interesse e vão ocupar os lugares previstos.

No caso da Feira do Cerco, “apenas serão admitidos os vendedores que, em período pré-pandemia, tinham a situação financeira (taxas) regularizada para com o Município do Porto”. Assim, haverá 28 comerciantes com a situação regularizada e que podem então ocupar os lugares previamente distribuídos.

Apesar da reabertura destas duas feiras decorrer da melhoria da situação pandémica, a autarquia alerta para a necessidade de continuarem a ser cumpridas as recomendações da Direção-Geral da Saúde — como o distanciamento físico, a utilização de máscara e a regular desinfeção das mãos.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA