Festas com disfarces, participar no famoso “trick or treat” com os miúdos, decorar a casa com lanternas de abóbora, fazer visitas guiadas assombradas ou assistir a filmes de terror. Está a chegar a noite mais assustadora do ano e, seja qual for o programa, se precisar de realizar deslocações seguras, temos boas notícias.
O serviço especial de Halloween volta a ser ativado na STCP (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto), com o objetivo de dar resposta à maior mobilidade de portuenses que se espera no decurso das celebrações que decorrem na noite de 31 de outubro, quinta-feira, e na madrugada de 1 de novembro, sexta-feira.
Nesse sentido, será feito um reforço da frequência de várias linhas da cidade, bem como o aumento da capacidade de carros em circulação, sobretudo nas linhas com maior procura, nos períodos noturno e de madrugada. Esta oferta da STCP já é uma tradição que, ano após ano, disponibiliza opções de mobilidade acessíveis para os trajetos até aos festejos, que contam cada vez com mais adesão, nos seis concelhos onde a empresa tem operação.
A partir das 19 horas da noite de 31 de outubro, as linhas 200 (Bolhão — Castelo do Queijo), 600 (Aliados — Maia Barca) e 800 (Bolhão — Gondomar), vão ser reforçadas com autocarros articulados. Durante a madrugada, entre as três e as seis da manhã de sexta-feira, 1 de novembro, as linhas 3M (Aliados — Aeroporto), 4M (Aliados — Maia Câmara), 5M (Aliados — Ermesinde Estação), 8M (Aliados — São Pedro da Cova) e linha 12M (Aliados — Santo Ovídio) terão frequência de 30 em 30 minutos.
Já a linha 11M (Hospital São João — Coimbrões) terá reforço da frequência entre o hospital e a Avenida dos Aliados a cada 20 minutos. Já entre os Aliados e Coimbrões, a frequência será de cerca de uma hora.
Recorde-se que algumas das linhas da STCP e do carro elétrico, desde o domingo passado, 27 de outubro, deixaram de operar de acordo com o horário de “verão” e passaram a assumir o horário habitual de “inverno”. No Carro Elétrico, a linha 1 (Infante — Passeio Alegre) inicia no Infante pelas nove horas.
A última viagem com partida do Passeio Alegre realiza-se pelas 19h10. Já a linha 18 (Clérigos — Passeio Alegre) arranca no monumento às 9h45 e faz a última viagem do dia pelas 18h45. No autocarro, a linha 500 (Praça da Liberdade — Matosinhos Mercado) assume o horário normal de inverno durante a semana.
Todos os horários das linhas STCP encontram-se disponíveis para consulta nas paragens, online ou através da linha azul pelo email linhaazul@nullstcp.pt ou pelo contacto 226 158 158.
Os títulos de transporte válidos na rede STCO são as viagens ocasionais Andante e o Passe Andante que inclua as zonas a circular ou a tarifa de bilhete de bordo, adquirido à entrada dos autocarros, válido apenas para uma viagem, por 2,50€.