Quando vamos passar uns dias a um hotel, sobretudo quando fica situado no centro de uma grande cidade ou perto dele, é habitual que acabe por não aproveitar a maioria dos serviços que estão ao seu dispor. Se o objetivo é conhecer a cidade, é provável que passe mais tempo de um lado para o outro a ver tudo o que consiga em vez de passá-lo no hotel, que normalmente é usado para descansar um pouco, dormir e tomar banho. A pensar nisso há um novo conceito no Porto que vale a pena conhecer.
Chama-se Utopian, abriu no final de agosto de 2022 e distingue-se dos demais alojamentos por não ter esses serviços que, na maioria das vezes, acabamos por não usar. Mas não se preocupe, porque a qualidade não é colocada em causa. Não falamos de um hostel para quem procura soluções de alojamento mais acessíveis, mas de uma propriedade de requinte.
“Desde a crise financeira de 2008, há um fosso maior na sociedade entre luxo e low cost. Muitos hotéis entre uma e cinco estrelas desapareceram e o que encontramos são propriedades de grande luxo e outras que são muito baratas”, começa por explicar à New in Porto o responsável, Grisha Davidoff, acrescentando: ”O que fazemos é uma espécie de híbrido, damos tudo o que é importante numa unidade de cinco estrelas como boa localização, design de excelência, uma cama de hotel de cinco estrelas, bons lençóis, duas almofadas por pessoa, mini-bar gratuito, wifi gratuito e Netflix instalada no quarto. O que decidimos fazer foi ter os elementos que achamos mais importantes para uma estadia e remover os elementos que achamos desnecessários.”
Sim, leu bem, os quartos têm Netflix gratuita, mas não é só, também pode servir-se de tudo o que está no mini-bar sem ter que pagar mais por isso. Entre as comodidades dos quartos estão também camas e lençóis de qualidade, um espaço para trabalhar e até livros de vários géneros que pode aproveitar para ler.
Neste conceito de luxo mas com serviços limitados, não vai encontrar uma receção aberta durante todo o dia, mas terá um código de acesso ao edifício que lhe permite também entrar no quarto e aí encontrará o cartão do seu conciérge online. À distância de uma mensagem de WhatsApp poderá esclarecer todas as dúvidas e até fazer recomendações de locais para visitar na cidade ou reservas de restaurantes e atividades, por exemplo.
Ao todo, o Utopian tem sete suites e um pequeno apartamento com dois quartos. No site explicam todos os detalhes de cada um dos quartos, incluindo a área ao certo, porque gostam que os hóspedes saibam exatamente ao que vão e não encontrem surpresas desagradáveis ao chegar com espaços que não correspondem às suas expectativas.
Embora não tenha serviços como ginásio ou spa, o alojamento tem parcerias que facilitam aos hóspedes o acesso a essas atividades mesmo fora do espaço. Pequeno-almoço ou outras refeições também não estão disponíveis, mas tem a hipótese de pedir a box de pequeno-almoço num café ali perto com quem têm parceria ou um hambúrguer do restaurante que fica mesmo ao lado. Ainda assim, existem outros detalhes que vai encontrar como são os casos de uma sala com jogos de tabuleiro disponíveis, obras de arte de novos artistas que pode apreciar e uma zona de leitura com livros, café e chá gratuitos.
Instalado num antigo edifício militar, o projeto do Utopian levou cerca de quatro anos a estar concluído devido às obras de remodelação, que tentaram seguir os materiais originais. A decoração é requintada mas sem ser excessiva, aproveita madeiras e metais com um ar moderno e junta-lhe alguns elementos da cultura portuguesa como o azulejo.
“Vivo em Portugal há alguns anos, adoro o Porto e acho que é uma cidade que tem muito para oferecer, tanto para locais como para turistas. Está a expandir-se muito e tem muitos locais bonitos que podemos recuperar e criar algo bonito deles”, remata ainda o responsável.
Carregue na galeria para conhecer mais detalhes deste alojamento de luxo.