na cidade

Surpresa: a melhor atração portuguesa é o museu do Estádio do Dragão

A Tiqets atribuiu pela primeira vez ao nosso Pais os prémios Remarkable Venue Awards, que reconhecem os melhores museus e atrações.
Conheça todos os vencedores.

O Dia Mundial do Turismo é assinalado nesta terça-feira, 27 de setembro, e foi precisamente nesta data que a Tiqets, uma plataforma de reservas online para museus e atrações de todo o mundo, anunciou, pela primeira vez no nosso País, os Remarkable Venue Awards. Estas distinções reconhecem os melhores museus e atrações de nove países e, em Portugal, a escolha já está feita.

“Este ano, o tema do Dia Mundial do Turismo é repensar o turismo, algo que está no centro da nossa missão diária na Tiqets. Os vencedores portugueses dos Remarkable Venue Awards oferecem experiências de referência que estão a definir padrões e tendências para o futuro do turismo. Temos muito orgulho em poder contar com Portugal pela primeira vez e, especialmente, com um conjunto de vencedores regionais que asseguraram uma estreia em grande para o mercado nacional”, refere Jaume Vidal, diretor regional da Tiqets para Espanha e Portugal.

No total, Portugal concorreu a sete categorias: Local Mais Notável; Melhor Museu; Melhor Marco Histórico; Melhor Experiência no Local; Local Mais Inovador; e Melhor Joia Escondida. Cinco das categorias foram decididas pelos clientes da plataforma — mais de um milhão — e duas por um júri português de especialistas em turismo: Cristina Salsinha, do Turismo de Portugal, Mafalda Patuleia, diretora do departamento de turismo da Universidade Lusófona, e Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT (Associação Portuguesa da Agência de Viagens e Turismo). O júri escolheu os vencedores das categorias Local Mais Inovador e Melhor Joia Escondida.

O Museu Futebol Clube do Porto, no Estádio do Dragão, foi um dos vencedores do prémio, tendo conquistado o primeiro lugar na categoria de Melhor Atração portuguesa.

“Este prémio é como uma prenda antecipada e traz mais reconhecimento ao FC Porto como protagonista na vida desportiva, cultural, social, pedagógica e lúdica da cidade do Porto e de Portugal”, destacou Mafalda Magalhães, diretora do museu.

Além do museu, que mostra os 100 anos de história do clube e a sua relação estreita com a cidade, o Estádio do Dragão acolhe outras experiências. No dia 12 de agosto, por exemplo, foi inaugurado o Dark Club, um escape room totalmente às escuras onde os participantes têm a oportunidade de cruzar o universo do Futebol Clube do Porto.

Assim como o Museu FC Porto, todos os vencedores nacionais irão avançar para a grande final internacional. Os premiados vão ser conhecidos na Tourism Innovation Summit (TIS), que vai acontecer no próximo mês de novembro, em Sevilha. A votação online já está disponível e irá decorrer até ao próximo dia 19 de outubro.

Até lá, carregue na galeria para conhecer os melhores museus e atrações em Portugal.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA