na cidade

Bibliotecas do Porto apostam em atividades para os miúdos

Em novembro estão de volta os "Sábados a Contar" e as "Oficinas com Estória". A entrada é gratuita.
Fotografia de Guilherme Costa Oliveira para Porto.

As bibliotecas do Porto voltam a ter atividades dedicadas aos miúdos ao fim de semana. Agendadas para os sábados, falam sobre as histórias de livros selecionados e ajudam a trazê-las para o dia a dia.

A Biblioteca Almeida Garrett tem na sua agenda os “Sábados a Contar”, onde há a Hora do Conto e ateliers temáticos. A próxima atividade é a 20 de novembro, onde o livro “Os dois irmãos e a bruxa”, de Carlos Nogueira, será o escolhido para duas sessões, às 11 horas e às 15h30. No sábado seguinte, a 27 de novembro, será “Abre com muito cuidado”, de Nicola O’Byrne, a obra escolhida.

Estas atividades são destinadas a miúdos entre os três e os seis anos. Apesar de a participação ser gratuita, é necessário fazer uma inscrição prévia nas sessões.

Os miúdos mais velhos, entre os seis e os oito anos, têm atividades a si destinadas na Biblioteca Municipal do Porto, com oficinas “onde a estória é desconstruída, partindo de elementos naturais como as sementes, as flores e os frutos, as crianças exploram diversas facetas da leitura”, explica a autarquia no seu site.

A obra escolhida para a atividade de 20 de novembro é “Cem sementes que voaram”, de Isabel Minhós Martins. Por sua vez, no dia 27 do mesmo mês será “Os esquilos que não sabiam partilhar”, de Rachel Bright, a dominar as Oficinas com Estória.

Neste caso, também é necessário uma inscrição prévia nas atividades uma vez que há um limite de capacidade. As sessões, gratuitas, acontecem às 11 horas e às 15h30.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA