Numa altura em que assinalou 243 anos, esta segunda-feira, 12 de dezembro, a Torre dos Clérigos apresenta também um completo programa para a época natalícia. Além dessas atividades, há novos pontos de interesse no conhecido monumento.
A propósito do aniversário, a Torre dos Clérigos inaugurou a Sala dos Legados dos Presidentes, onde é possível encontrar tudo o que foi comprado ou doado pelos vários presidentes da Irmandade dos Clérigos ao longo dos anos. Entre as peças de maior destaque está uma pintura da própria torre feita por Alfredo Keil, também conhecido por ser o autor de “A Portuguesa”, o hino nacional.
Até ao final do mês, quem passar perto deste emblemático edifício pelas 16 horas poderá ouvir músicas natalícias tocadas pelos 49 sinos que compõem o carrilhão da Torre dos Clérigos. Ao mesmo tempo, haverá um conjunto de concertos que não vai querer perder. Para 15 de dezembro, está marcado o Auto de Natal “Gospel, com Jesus Cristo”, na Igreja dos Clérigos, enquanto no dia seguinte o mesmo local acolherá o Concerto de Natal da Reitoria da Universidade do Porto. A 17 de dezembro será a vez de Rui Soares, acompanhado por coro, tocar no carrilhão o espetáculo “Tradicionais de Natal”. Nos dias 26, 28 e 30 de dezembro haverá “Música no Varandim” que, como o próprio nome explica, acontecerá no varandim da torre.
O ano termina ainda com a Orquestra Barroca ‘Les Nations Galantes’ a interpretar obras do século XVIII no dia 30 de dezembro. Já em 2023, conte com o Concerto de Reis, no dia 7 de janeiro.
Quem preferir outro tipo de arte, há ainda a exposição de cerâmica “Comigo Viverás”, de Delfim Manuel, que ficará no espaço das exposições temporárias do museu até 8 de janeiro. A programação completa está ainda disponível no site da Torre dos Clérigos.
Carregue na galeria para descobrir como é o Porto visto desde a Torre dos Clérigos ao atardecer.