na cidade

Torre dos Clérigos vai encher-se de luz e cor num espetáculo que regressa à cidade

Spiritus é o evento que dá nome ao video mapping e a toda a animação que vai acontecer na cidade do Porto. Será a terceira edição.
Um espetáculo multissensorial.

Cores, luzes, música e um dos monumentos mais icónicos da cidade iluminado como poucas vezes se vê. É isso que vai acontecer no próximo dia 15 de março, às 21 horas, dia em que decorre a sessão que assinala o regresso da iniciativa multimédia Spiritus e do ciclo Immersive Concerts: Spiritus of Classical Music.

Organizado conjuntamente pela Irmandade dos Clérigos e pelo atelier OCUBO, a iniciativa ao ar livre proporciona à cidade um momento de contemplação num dos maiores símbolos do Porto. Além do videomapping, pode contar ainda com uma exibição de dança aérea vertical de Chloé Apfel, ao longo dos mais de 75 metros de altura do monumento.

Junto à Torre, a soprano Fabiana Pereira Magalhães e o violinista Rogério Monteiro, com as interpretações dos organistas Rui Soares e Fernando Cruz, conduzirão toda a experiência com melodias como Vocalise (Wojciech Kilar), Chevaliers De Sangreal (Hans Zimmer) ou Beethoven’s 5 Secrets (OneRepublic — The Piano Guys).

Livremente inspirado no poema “Afinal, a Melhor Maneira de Viajar é Sentir” de Álvaro de Campos, o Spiritus descreve-se como um espetáculo multissensorial que combina luz, som, arquitetura e poesia para dar vida à Torre dos Clérigos, transportando o espectador numa viagem onde se apuram todos os sentidos.  “O sucesso que temos tido desde a primeira edição, com mais de 150 mil pessoas a visitar a Igreja, revela que estamos a trabalhar no caminho certo”, afirmou António Tavares, diretor executivo da Irmandade.

O regresso do evento para uma terceira edição está marcado para dia 16 de março, às 18h. Já o primeiro concerto de “Immersive Concert — Spiritus of Classical Music” em 2024, estreia a 25 de abril, às 21h. 

A animação do dia 15 de março é gratuita, mas os bilhetes para os restantes dias podem-se adquirir online por 10€, onde está também disponível a programação completa de ambas as iniciativas. O video mapping acontece todos os domingos, de março a maio, às 18 horas, 18h45 ou 19h30.

Carregue na galeria para descobrir ou recordar alguns detalhes do espetáculo “Spiritus”.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA