na cidade

O ciclismo regressa às ruas do Porto em setembro

Entre os dias 2 e 10 de setembro, centenas de ciclistas vão percorrer mais de mil quilómetros no Grande Prémio de Ciclismo.
A etapa decisiva será entre Maia e Vila Nova de Gaia.

Feitas as contas, espera-se a participação de cerca de 200 ciclistas que em oito dias vão percorrer 11 municípios num total de mais de mil quilómetros. O Grande Prémio de Ciclismo JN é um evento desportivo histórico nos verões do Norte e Centro do País e que viu a sua primeira edição acontecer 1979.

Na 32.º edição da prova vão participar 22 equipas, entre as quais 18 são portuguesas. Entre as equipas portuguesas, nove são de escalão profissional e a outra metade de sub-23. Até chegarem ao Porto, os ciclistas vão passar por Gondomar, Vila Nova de Gaia, Santo Tirso, Valongo, Águeda e Albergaria.

E portuenses, atenção à sexta etapa da competição, que terá início por volta do meio dia, na quinta-feira, 7 de setembro, na Avenida de Francisco Xavier Esteves, junto ao Parque Oriental da Cidade do Porto, e termina 137,1 quilómetros depois em Esmoriz. 

Esta competição foi interrompida entre 2002 e 2012 e não se realizou nos anos de 2014 e 2020. Em 2022, pela primeira vez, a ação e entusiasmo à volta das etapas finais não esteve centrada na Avenida dos Aliados, mas antes na zona oriental da cidade. O sucesso foi tanto que a organização e autarquia decidiram investir novamente nesta localização.

A autarquia ainda irá em breve revelar os condicionamentos de trânsito e estacionamento. 

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA