na cidade

Tudo o que pode fazer à borla neste super fim de semana no Porto

Há vários programas que marcam o início do Natal na cidade, com atividades para miúdos e adultos. Veja a nossa lista.
É oficial: o Natal chegou à cidade.

O mês de novembro terminou e este fim de semana não só marca o início de um novo mês assim como também a estreia da época festiva no Porto. Pela cidade fora, são várias as dinâmicas e atividades que começam a decorrer a partir desta sexta-feira, dia 1 de dezembro e que vão estender-se até ao final do mês.

São vários os locais do Porto que já estão a postos para receber os tradicionais e famosos mercados de Natal com diversas propostas de marcas locais que prometem ser um “salva-vidas” na corrida pelos presentes, assim como também tem à disposição uma alargada programação com atividades gratuitas para miúdos e adultos para garantir que a animação não falta nesta quadra.

Em destaque estão os mercados a decorrer na Praça da Batalha e no Jardim da Cordoaria. O primeiro estará aberto até dia 30 de dezembro e o segundo até dia 23. Nos dois poderá encontrar uma vasta oferta de artesanato assim como sugestões de vestuário, decoração, acessórios e os típicos doces natalícios. Na Cordoaria encontrará ainda um carrossel, a casa do Pai Natal e uma pista de gelo. Pode visitar ambos espaços entre as 10 e as 20 horas entre domingo e quinta-feira. Às sextas-feiras e sábados, o horário estende-se até às 23 horas.

Outros dos destaques para esta sexta-feira vão para o Mercado de Natal de Serralves, que inaugura logo ao início da tarde com um conjunto de ateliers para os miúdos criarem presentes únicos e escreverem a carta ao Pai Natal. Estas atividades e a entrada ao mercado é gratuita e estendem-se até domingo, dia 3.

Em seguida veja abaixo as sugestões que pode fazer nos próximos dias.

Sexta-feira

Iluminação da Árvore de Natal no Porto — É já às 18h30 desta sexta-feira que a árvore gigante na Avenida dos Aliados será ligada, assim como as iluminações pelas ruas da cidade. A seguir, poderá ainda assistir ao concerto do português Diogo Piçarra que promete trazer muita animação à noite — assim como canções novas.

ATEEZ Pop-up Cupsleeve Event — A MXM Art Center apresenta esta sexta-feira entre as 13 e as 18 horas o novo álbum da Ateez, assim como a inauguração da pop up store da BakBak, um espaço que celebra e promove a cultura k-pop.

Tenda Natal — O Largo do Amor de Perdição recebe este cantinho com uma programação variada. Ao longo da tarde os miúdos (e adultos) poderão assistir a uma sessão de contos, à performance do Quebra-Nozes, assim como à apresentação do Quarteto de Saxofones e Orquestra de cordas dedilhadas.

Salão Piolho Inatel chega ao Porto — A sétima edição do Salão Piolho Inatel traz ao Porto quatro sessões de cine-concertos em estreia. Esta sexta—feira poderá assistir a apresentação de “Hibridux” pelas 15 horas no Museu Nacional Soares dos Reis.

Sábado

Sábado Feira — No Maus Hábitos aos sábados também se labora, por isso ao longo do dia poderá visitar e participar nos diversos espaços do local, que vão estar ocupados com várias peças de artistas e coletivos locais.

Salão Piolho Inatel chega ao Porto — A sétima edição do Salão Piolho Inatel traz ao Porto quatro sessões de cine-concertos em estreia. Este sábado poderá assistir a apresentação de Angélica Salvi e Ece Canli, pelas 18 horas na Casa das Artes.

Exposição “Há de facto um fim?” — Isadora Neves Marques apresenta a sua primeira exposição individual, resultado de uma colaboração com a Curta Metragens CRL.  Íntima e perspicaz, esta trama coloca em diálogo quatros obras da artista. A mostra estará patene até dia 3 de fevereiro de 2024 na Solar — Galeria de Arte Cinemática.

Domingo

Mercado da Alegria — Se quiser fugir um pouco das ondas natalícias, o tradicional mercado do Jardim do Passeio Alegre ainda conta com propostas de antiguidades, assim como sugestões de vestuário, acessórios, decoração e gastronomia que fogem um pouco à quadra.

Apresentação Grupo Operário do Ruído — Dirigido por Pedro Carneiro, este ciclo transforma instrumentos musicais aborrecidos em divertidos e de excecução adaptada a todos os participantes, onde todos os sons são importantes e passíveis de serem transformados em música. O ciclo decorre na Associação da Pasteleira — Torras Vermelhas pelas 17 horas.

De seguida carregue na galeria para conhecer quatro tours gratuitas que pode fazer pelo Porto e (re)visitar espaços emblemáticos da cidade.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA