Embora a agenda cultural do Porto não esteja tão preenchida neste fim de semana, ainda existem algumas atividades gratuitas, que pode fazer antes de se despedir de 2023. A temática do Natal continua a ser a protagonista, com alguns mercados a decorrer por toda a cidade até ao penúltimo dia do ano. Se estiver pela Maia este fim de semana, saiba que a Praça Doutor José Vieira de Carvalho está transformada num autêntico paraíso de cor, sabor, aromas, gastronomia e artesanato.
Mesmo que não precise de comprar presentes de Natal, os mercados são sempre uma boa desculpa para apoiar o comércio local, beber chocolate quente e tirar algumas fotos alusivas à quadra para renovar o seu feed de Instagram. Noutro extremo da cidade, em Matosinhos, a programação natalícia continua até ao dia 7 de janeiro.
Às sextas-feiras, sábados e feriados, pode assistir a um espetáculo de som e luz em frente à Câmara Municipal e na Praça Guilherme Pinto, que promete ser uma experiência visual única. Os horários dos espetáculos estão marcados para as 17h30, 18h30, 19h30, 21h30 e 22h30.
Já de regresso ao centro do Porto, o Mercado de Natal na Praça da Batalha estará instalado até este sábado, dia 30 de dezembro. Aberto das 10 às 21 horas, pode aproveitar os últimos momentos do espírito natalício e espreitar as propostas do mercado, que vão desde o artesanato até às delícias culinárias regionais, há algo para todos os gostos e idades na Praça da Batalha durante este período festivo.
Estas são apenas algumas das atividades para o último fim de semana de 2023. Espreite na lista as restantes propostas para entrar em 2024 com muita animação.
Sexta-feira
Natal na Cooperativa Árvore — Pode aproveitar os dias livres para (re)visitar esta mostra, que se encontra patente até sábado, 30 de dezembro. Poderá apreciar peças de escultura, pintura, obra gráfica, cerâmica, design e joalharia de autor e, claro, comprar a sua peça favorita.
Exposição “Há, de facto, um fim?” — A Galeria Cinematográfica Solar tem em exibição a primeira exposição individual da cineasta, escritora e artista plástica, Isadora Neves Marquês. A mostra pode ser visitada, entre as 16 e as 17 horas.
Sábado
Exposição “N’ImporteQuoi” — Até ao final de janeiro pode (re)visitar esta exposição de Victor Luz, entre as 10 e as 18 horas, no Quarteirão Artístico de Miguel Bombarda. A mostra utiliza a fotografia como suporte e com ajuda da luz, desconstrói a realidade numa colagem provocadora em torno da inquietude da sociedade hipermoderna.
Concerto The Kings of Swing — O hotel portuense Castle Rock recebe estes “reis” poucas horas antes de 2024 para dar ao público uma penúltima noite inesquecível de música. O concerto está marcado para as 22h30.
Domingo
Passagem de Ano na Avenida dos Aliados — Pelas 22h30, os We Trust, projeto musical do realizador, videógrafo e fotógrafo André Tentúgal promete uma despedida de 2023 em grande. Após a virada do ano, o destaque vai para Richie Campbell, que sobe ao palco dez minutos após a meia-noite.
Passagem de Ano no Jardins do Palácio de Cristal — Antes do ano acabar, pelas 22h30, Carolina Deslandes sobe ao palco na Praça do Rossio. Depois da meia-noite, é a vez da atuação de Jimmy P.
Fogo de artifício na Praça da República — À meia-noite, o espetáculo tradicional de fogo de artifício na Praça da República dará as boas-vindas a 2024, com uma contagem decrescente muito especial, criada pelo OCUBO. O espetáculo multimédia, “Porto Amado”, será apresentado por Francisco Menezes. Como manda a tradição, no dia 1 de janeiro, poderá assistir ao concerto de Ano Novo pela Banda Sinfónica Portuguesa, às 16 horas, na Avenida dos Aliados, com clássicos da época.
Em seguida carregue na galeria para conhecer algumas festas imperdíveis para celebrar a Passagem de Ano no Porto.