na cidade

Tudo o que pode fazer este fim de semana no Porto — sem pagar

Há atividades para fazer em família, com amigos ou até sozinho. Veja as sugestões da NiP.
Contrarie o mau tempo com estas sugestões.

Embora as previsões do tempo não sejam as mais animadoras para este fim de semana, a cidade tem à disposição uma agenda cultural para aproveitar o tempo em família, com amigos ou mesmo com a sua própria companhia. Entre as sugestões, está o Market Feito por Elas no âmbito do Yofest, um festival promovido pelo Yotel Porto que inclui workshops, atividades físicas, concertos e uma vasta programação. Desta vez, entre sexta-feira e domingo, dias 20 a 22 de outubro, o Market Feito por Elas traz uma variedade de produtos handmade e música ao vivo, entre as 14 e as 19 horas.

Por outro lado, este sábado, o Museu da Cidade — Extensão do Romantismo recebe o terceiro Festival Internacional de Santa Cecília como resultado da 25.ª edição do Concurso Internacional de Santa Cecília, que anualmente apresenta o repertório de mais de 200 pianistas de todo o mundo. Em simultâneo, a Câmara do Porto irá atribuir o Prémio Cidade do Porto ao primeiro classificado e no Museu Romântico será possível ouvir jovens pianistas, que se estão a destacar no panorama internacional.

Conheça as sugestões que a New in Porto juntou para si.

Sexta-feira, 20 de outubro

Mercado na Batalha — Fãs de mercadinhos, não podem perder este tradicional mercado portuense que se estende até sábado, dia 21. Poderá encontrar uma vasta oferta de artesanato, brinquedos, fumeiro, bijuteria, cerâmica, moda e ainda gastronomia, entre as 10 e as 19 horas.

Música pelo Concelho, Música pelo Património — A música continua a ecoar pelo concelho da Maia e, desta vez, Hugo Gamboias e Diogo Passos sobem ao palco da Igreja da Nossa Senhora do Ó, em Vila Nova da Telha, com o espetáculo “IN.DIA”, pelas 21h30.

Sábado, 21 de outubro

Expresso Poesia — A Biblioteca Municipal Florbela Espanca recebe entre as 10 e as 13 horas, uma sessão de leitura pública, ministrada por Isaque Ferreira e Rui Spranger, para aproximar o público ao texto poético e atingir uma nova dimensão de comunicabilidade. A participação é livre, mas é necessário inscrição prévia. 

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação — A Quinta de Serralves, em parceria com a Universidade Católica do Porto, convida as famílias a participar num evento que contará com oficinas temáticas à volta da alimentação. A iniciativa decorre entre as 15 e as 18 horas. A participação é gratuita, mas requer inscrição

Sons no Património — O melhor da música portuguesa continua a ecoar por todos os cantos da Área Municipal do Porto. Neste sábado, é a vez de Lula Pena subir ao palco em Gondomar, no Lugar do Desenho na Fundação Júlio Resende, pelas 17 horas.

Exposição “Lenços de amor: séculos de poesia bordada no feminino — O Espaço Cassandra é inaugurado neste dia juntamente com a apresentação desta exposição. Tratam-se de 82 trabalhos a lápis de cor, que exploram as dimensões da tradição dos lenços dos namorados para a contextualizar com a mulher pouco letrada da época e reconstruir as suas intenções adulteradas pela “Política de Espírito” do Estado Novo. A inauguração está marcada para as 18 horas e estará patente até dezembro.

Teatro Radiofónico “Mil e Uma Noites” — Ainda no âmbito da inauguração do Espaço Cassandra, o local recebe a encenadora e atriz Cátia Terrinca para uma sessão de teatro radiofónico gravado ao vivo no contacto do “Mil e Uma Noites”, um projeto de mapeamento de mulheres do século XX a partir de fragmentos literários. O encontro está marcado para as 19 horas.

Música pelo Concelho, Música pelo Património — No penúltimo sábado da iniciativa, é a vez de Maria Sá Silva usar a Igreja Paroquial de S. Tiago de Milheirós para apresentar o espetáculo “Saudade” pelas 21h30.

TREAT YOUR SELF! — A Associação da Pasteleira recebe esta peça de teatro de Maria Luís Cardoso, que questiona as crenças e expectativas relativas à beleza, bem estar e saúde.

Domingo, 22 de outubro

Mercado da Alegria — Por mais um domingo, o Jardim do Passeio Alegre recebe o seu tradicional mercado que junta artesanato, gastronomia, moda, brinquedos, fumeiro, bijuteria e ainda cerâmica, entre as 10 e as 19 horas.

Feira dos Golfinhos — Como tradicionalmente acontece a cada quarto domingo de cada mês. A partir das 10 e até às 17 horas, o Jardim Basílio Teles enche-se numa das maiores feiras de antiguidades e colecionismo da cidade.

Cine-concerto Segundo de Chomón — O Auditório do Grupo Musical Miragaia recebe uma viagem ao imaginário de um mestre da indústria do cinema, Segundo de Chomón. Ao longo de várias curta-metragens diversos elementos juntam-se numa mesma tela em sinfonias bizarras. O encontro está marcado para as 11 horas.

Sons no Património — O maior festival da Área Metropolitana do Porto está mesmo a chegar ao fim. Para o penúltimo concerto, Crua vai tocar no concelho de Trofa na Igreja Matriz de S. Martinho de Bougado, pelas 17 horas.

Se quiser aproveitar para conhecer os novos spots que abriram no Porto nos últimos meses, carregue na galeria e escolha o seu favorito.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA