na cidade

Tudo o que pode fazer este fim de semana no Porto (sem pagar)

Muita música e oficinas são os grandes destaques para os próximos dias, mas também há desporto. Veja as sugestões da NiP.
Aproveite o fim de semana.

O bom tempo começa a estabelecer-se no Porto e com ele aumenta o número de pessoas na rua e com vontade de passear. A cidade tem também várias atividades disponíveis e nem precisa de gastar dinheiro, por isso é a desculpa perfeita para sair de casa.

O Dia Internacional dos Museus trouxe consigo várias animações, que começaram na quinta-feira, 18 de maio, e terminam apenas no domingo. A programação inclui visitas à Casa do Infante, à Casa Marta Ortigão Sampaio, ao Museu Romântico, à Biblioteca Pública Municipal do Porto ou ao Reservatório.

A música vai também encher os jardins do Reservatório do Museu do Porto para o ciclo “Jazz no Reservatório”. A atividade vai trazer à cidade nomes como TGB ou Maria João.

Quem gosta de aproveitar o fim de semana para ir até aos típicos mercadinhos também vai poder fazê-lo, bem como aqueles que preferem as atividades mais físicas como os Dias com Energia ou os Domingos em Forma. Se não se importar de pagar, pode ainda levar os miúdos até ao Sea Life, ir conhecer a experiência “Living Van Gogh” na Alfândega ou até integrar a 17.ª edição da Corrida da Mulher.

Sexta-feira

10 horas — Abertura do Mercado na Batalha, que fica até às 19 horas na Praça da Batalha.

11 horas — Visita à Casa do Infante, no âmbito do programa que assinala o Dia Internacional dos Museus.

15 horas — Começa a visita à Biblioteca Pública Municipal do Porto, no âmbito do programa que assinala o Dia Internacional dos Museus.

15 horas — Início “Dos achados arqueológicos às histórias da cidade”, no Reservatório, no âmbito do programa que assinala o Dia Internacional dos Museus.

Sábado

9 horas — Os Dias com Energia levam atividades como ioga, pilates ou tai-chi aos vários pavilhões municipais do Porto.

10 horas — Abertura do Mercado na Batalha, que fica até às 19 horas na Praça da Batalha.

10 horas — Início do Mercado Porto Belo, que decorre até às 19 horas, na Praça Carlos Alberto.

11 horas — Abertura da oficina “Labirinto”, para os miúdos, no Reservatório, no âmbito do programa que assinala o Dia Internacional dos Museus.

11 horas — Começa a oficina “Expedição ao Planeta Imaginação”, para os miúdos, no Museu Romântico, no âmbito do programa que assinala o Dia Internacional dos Museus.

11 horas — Oficina “Flóridomania”, para os miúdos, na Casa Marta Ortigão Sampaio, no âmbito do programa que assinala o Dia Internacional dos Museus.

15 horas — Começa o Mercado do Molhe, na Avenida do Brasil, que terminará pelas 19 horas.

15 horas — Visita ao Reservatório, orientada por Isabel Osório, no âmbito do programa que assinala o Dia Internacional dos Museus.

18 horas — Concerto de Maria João com OGRE Electric, no âmbito do ciclo “Jazz no Reservatório”.

21 horas — Concerto de solos e duetos para piano de Rachmaninoff por João Xavier, no Museu Romântico, no âmbito do programa que assinala o Dia Internacional dos Museus.

Domingo

9 horas — Abertura do Mercado da Alegria, que leva o artesanato ao Jardim do Passeio Alegre até às 19 horas.

10 horas — O Parque Oriental da Cidade do Porto recebe as habituais caminhadas do Domingos em Forma, com o ponto de encontro marcado para o Pavilhão Municipal do Lagarteiro.

16h30 — Começa a oficina “Mãos no Barro”, no Reservatório, no âmbito do programa que assinala o Dia Internacional dos Museus.

18 horas — Concerto de TGB, no âmbito do ciclo “Jazz no Reservatório”.

Quem preferir um plano mais tranquilo, pode sempre optar por uma ida até um dos rooftops da cidade. Carregue na galeria para descobrir alguns dos melhores.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA