na cidade

“Um quadro vivo”. Há mais de 100 mil tulipas a colorir a cidade do Porto

As flores já podem ser vistas em diversos parques e jardins. É um espetáculo natural que resulta do trabalho dos jardineiros municipais.
Foto: Andreia Merca/CM Porto.

Já começa a ser uma tradição. Todos os anos, por volta desta altura, o Porto enche-se de milhares de tulipas que enfeitam as ruas da cidade — e os números parecem aumentar. Desta vez, a enorme exibição ao ar livre conta com mais de 106 mil flores, espalhadas por diferentes pontos locais. 

“Com a chegada da primavera cada vez mais perto, mais de 100 mil tulipas transformaram o Porto num quadro vivo”, escreveu a Câmara Municipal do Porto nas redes sociais, apostando nesta tradição anual para trazer mais cor aos dias dos portuenses.

Os bolbos, que dão origem à flor, são produzidos no Viveiro Municipal, onde os jardineiros os mantêm abrigados em estufa, até as tulipas estarem prontas para adornar os jardins e parques locais.

As flores já podem ser vistas em canteiros pela cidade, tal como refere a autarquia. Os Jardins do Palácio de Cristal e o Jardim de São Lázaro são alguns deles. Noutras zonas, como a Praça da Trindade, a Rua de Sá da Bandeira, o Jardim do Infante D. Henrique e o Jardim do Passeio Alegre, também é possível encontrá-las.

“Este espetáculo natural resulta do trabalho dos jardineiros municipais. Desde a escolha das variedades até à sua floração, cada etapa é cuidadosamente acompanhada para garantir que a cidade floresça no momento certo”, explica a Câmara Municipal do Porto.

Ao todo, o Viveiro Municipal do Porto produz anualmente mais de 600 mil plantas, constituindo-se como “a maior fábrica verde gerida por uma autarquia e fornecedora de toda a Área Metropolitana”.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA