na cidade

Vai nascer uma nova ponte que ligará o Porto a Vila Nova de Gaia

Esta super obra na cidade implicará também a expansão da Estação de Campanhã.
Vai ser a terceira travessia ferroviária do Porto.

A nova linha ferroviária que liga Porto a Lisboa implicará também a construção de uma ponte entre o Porto e Vila Nova de Gaia, que será necessária para que os comboios de alta velocidade parem no Porto, adianta a Infraestruturas de Portugal (IP) ao “Jornal de Notícias”. Esta novidade também levará à expansão da Estação de Campanhã.

Uma fonte da empresa explica à mesma publicação que esta nova travessia é necessária porque a atual ponte de São João “encontra-se no limite da sua capacidade” e não vai conseguir “acomodar o serviço de alta velocidade”.

Além desta razão, acrescem-se os motivos técnicos: no final da Ponte de São João, do lado de Vila Nova de Gaia, não é possível inserir uma nova linha de alta velocidade necessária. Por isso mesmo, é obrigatória a terceira ponte ferroviária sobre o Douro.

Ficará situada entre a Ponte de São João e a ponte rodoviária do Freixo, e dará acesso à Estação de Campanhã, o que significa que a mesma será ampliada. Esta expansão, no entanto, vai ser subterrânea, por causa da construção do terminal intermodal rodoviário e do projeto de reconversão do Matadouro em centro empresarial.

 

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA