Arquitetura e Porto andam sempre de mãos dadas. Não é por acaso que os dois nomes portugueses — Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto Moura — que venceram o prémio Pritzker estudaram na Escola Superior de Belas-Artes, atualmente integrada na Universidade, com faculdade própria. E se pudesse conhecer as mais icónicas infraestruturas e edifícios contemporâneos da cidade, gratuitamente, acompanhado pelos autores das obras? É precisamente essa a ideia.
A Casa da Arquitetura juntou-se com a autarquia para desenvolver um ciclo de visitas, entre fevereiro e julho, a oito construções que representam a o “desenho” que tanto caracteriza e orgulha a região. Desde as Casas Dona Leonor, à Universidade Lusíada ou ainda à Escola Alexandre Herculano, todas as sessões serão seguidas de um debate, que irão incidir sobre temas relevantes e muito transversais, de modo a enriquecer a experiência.
O objetivo passa por promover “referências urbanas que, reveladas e desvendadas deste modo, pretendem inspirar intervenções futuras de qualidade e evidenciar o referencial de exigência que desejamos para a cidade que habitamos” lê-se no site oficial do “Porto de Arquitetura”, nome da iniciativa.
A primeira visita terá lugar no Terminal Intermodal Campanhã (TIC) e na Quinta do Mitra, já no próximo 24 de fevereiro, conduzida por Nuno Brandão Costa, responsável pela obra. Os encontros continuam até 27 de julho.
Os encontros serão gratuitos, mas requerem inscrição prévia online (que só abrem 15 dias antes de cada evento), onde também poderá consultar o calendário do projeto. Os grupos serão compostos entre 30 e 50 pessoas, mediante a capacidade de cada espaço. Todas as sessões serão conduzidas pelos autores de cada obra, tendo início sempre às 16 horas.
Carregue na galeria para conhecer as oito obras a visitar.