na cidade

Vai poder ver o coração de D. Pedro antes da partida para o Brasil

A relíquia vai ser exposta ao público na Igreja da Lapa a 20 e 21 de agosto.
Fotografia de Miguel Nogueira para Porto.

O coração de D. Pedro vai viajar do Porto para Brasília para as comemorações do bicentenário da independência do Brasil ainda este mês. Antes disso, vai ser possível vê-lo em exposição.

A relíquia do antigo rei sairá do Porto a 21 de agosto e chegará ao Brasil no dia seguinte, onde será recebida com honras militares. Para vê-la antes dessa data, a autarquia e a Irmandade da Lapa chegaram a acordo para que o coração de D. Pedro possa ser exposto na Igreja da Lapa a 20 e 21 agosto em horário ainda a anunciar.

Durante a estadia no Brasil, o órgão passará pelo Palácio Planalto, de onde seguirá para exposição no Palácio Itamaraty, ambos em Brasília. Aí ficará em exposição até 7 de setembro. A viagem de regresso ao Porto está prevista para o dia seguinte, sendo que a chegada deverá ser a 9 de setembro.

“O coração do nosso D. Pedro será recebido com honras de chefe de Estado, com salvas de canhão e escoltado pelos Dragões da Independência, ficará fora cerca de 20 dias, mas vai regressar com mais reconhecimento e admiração por parte do povo brasileiro”, disse o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, citado pelo site da autarquia.

De forma a garantir que a viagem é feita em segurança e com todas as questões de preservação asseguradas, foi necessária uma avaliação do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, que aprovou a transladação do órgão mediante as devidas condições. A cargo do governo brasileiro ficaram os custos de todo este processo de transladação.

“A Câmara do Porto assegurará todas as diligências necessárias, assim como a articulação com outras entidades, em especial com as autoridades brasileiras, no que concerne à segurança da operação de transporte”, garantiu ainda Rui Moreira.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA