na cidade

Vem aí um fim de semana com muitas atividades gratuitas no Porto

Os mercados e feiras de antiguidades estão de volta e há ainda propostas para os miúdos. Conheça as sugestões da NiP.
Vai ser um fim de semana em cheio.

Depois de algumas semanas com frio e chuva, o mau tempo vai dar tréguas nos próximos três dias. De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, poderá esperar um fim de semana com temperaturas mais amenas, quase a chamar a primavera. Aproveite para recuperar energias e passear ao ar livre pelos recantos do Porto, onde não faltam atividades gratuitas para todas as idades e gostos.

Nesta sexta-feira, 26 de janeiro, todos os olhares vão estar no Batalha Centro de Cinema, com uma atividade inserida no festival de cinema infantojuvenil, Indie Junior. Todos os miúdos maiores de dez anos estão convidados a assistir a uma conferência sobre a liberdade, às 18 horas. 

O evento vai juntar pessoas da área da criação, realização, programação e academia para refletir sobre a produção do cinema e do 25 de Abril, o que se tem feito, como tem vindo a desenvolver-se o acesso à cultura desde então. A entrada é gratuita, mas limitada à lotação do espaço.

Já no sábado, 27 de janeiro, pode aproveitar o bom tempo para passear pela Feira da Vandoma, que está de volta à Avenida 25 de Abril, das 8 às 13 horas. Este evento tradicional, que se realiza desde 1984, oferece uma variedade de objetos usados, incluindo roupas, loiças, mobiliário, artigos decorativos, discos, livros, aparelhos elétricos, entre outras peças. É a oportunidade ideal para adquirir peças muito particulares, cheias de história.

Ainda no sábado, o espaço Pensarilhos, próximo da estação de metro da Casa da Música, recebe o workshop “Clear Thinking”, apresentado por Seheilen Toyama, coach da mente e do corpo e de inteligência positiva. O tema é o desenvolvimento humano e inteligência emocional. A oficina decorre das 10 horas ao meio-dia. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia. 

Estas são apenas algumas das várias atividades que poderá fazer este fim de semana na cidade. Espreite a lista abaixo para conhecer as restantes propostas que juntámos para si. 

Sexta-feira

10 às 18 horas — Exposição de artes plásticas visuais, “A Poética do Subconsciente”, no Espaço Almad’Arte. A mostra junta o trabalho de vários artistas com obras de pintura, escultura e fotografia, e estará em exibição até final de fevereiro.

10 às 18 horas — O Museu Nacional Soares dos Reis recebe a exposição fotográfica, “Paisagem”, do arquivo familiar de José Zagalo Ilharco.

10 às 19 horas — O tradicional Mercado de antiguidades regressa à Praça da Batalha com outras propostas, que vão desde o vestuário ao fumeiro.

Sábado

10h30 às 12h30 — A Casa Branca de Gramido recebe uma oficina de estudo teatral e teatro de marionetas para aprender a fazer máscaras. Permitida a entrada de miúdos, a partir dos seis anos, acompanhados por adultos.

16 horas — A Biblioteca Municipal da Maria recebe a tertúlia poética “Asas de Poesia”. Nas sessões, a poesia encontra a música para uma experiência imersiva.

16 horas — O Rampa Porto, no Bolhão, recebe o ciclo de conversas “Ecos Silenciados: entre a memória e a censura”. Contará com a participação de artistas, curadores e o diretor e diretora da Bienal Fotografia do Porto.

Domingo

7 às 13 horas — A pitoresca Alameda das Fontainhas recebe a tradicional Feira dos Passarinhos. Poderá observar e até comprar aves como animais de companhia, juntamente com os acessórios essenciais para o seu cuidado e criação.

8h30 — O Complexo Desportivo Montes da Costa, em Ermesinde, promove uma ação de Plogging, uma caminhada com recolha de lixo. A participação é gratuita, mas limitada a 30 participantes que receberão no dia um casa corta-vento. Poderá inscrever-se online.

10 horas às 12h35 — A Organização Movimento Humanista recebe o ciclo de oficinas “Paz, Força e Alegria”. Distribuído em três domingos, iniciando no final de fevereiro com a oficina “Paz” para relaxamento consciente de si próprio. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia através do email naoviolenciaporto@nullgmail.com ou pelo contacto 913 178 389.

10 às 19 horas — O Mercado da Alegria regressa ao Jardim do Passeio Alegre com diversas propostas de artesanato, vestuário, iguarias regionais e cerâmica.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA