Parece que o ditado popular “abril águas mil” se antecipou, porque segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê-se uma semana “extremamente” chuvosa. A culpa deste estado do tempo é de um conjunto de tempestades e depressões que irão passar pelo País e à qual o Porto não poderá fugir.
Entre segunda-feira, 10 de março, e as primeiras horas da madrugada de terça-feira, a tempestade Jana deverá atravessar o continente, com chuva moderada a forte, combinada com um temporal de vento com rajadas de até 70 quilómetros por hora. O concelho deverá ainda entrar em alerta amarelo para agitação marítima, com ondas a atingir até 10 metros de altura.
Na terça-feira, 11, ao longo da tarde, o tempo deverá estabilizar, mas será apenas por breves momentos. Contudo, pode contar com alguns períodos de sol, com nuvens à mistura. As temperaturas vão oscilar entre os nove graus de mínima e os 14 de máxima.
Outra tempestade atlântica deverá afetar o Porto, bem como todo o País, na quarta-feira, com chuva e vento intenso, a estender-se até quinta-feira, 13. A tendência é que as temperaturas mínimas também desçam ligeiramente, até aos sete graus. Já a máxima deverá oscilar entre os 14 e 15 graus.
O fim de semana poderá, eventualmente, ser de tréguas. Na sexta-feira, diminui a probabilidade de aguaceiros fortes em 47 por cento de concelho. Poderá contar com períodos de sol com algumas nuvens ainda carregadas.
No sábado e domingo, a temperatura mínima deverá descer até aos seis graus. Já a máxima mantém-se entre os 14 e os 15 graus. A previsão ainda é de céu um pouco limpo, com períodos de sol, mas existe probabilidade de 33 a 37 por cento de precipitações fracas.
Carregue na galeria para conhecer os melhores spots no Porto para beber chocolate quente (e refugiar-se do mau tempo).