comida

Gosta de fazer cocktails? Já se pode inscrever no Graham’s Blend Series 2025

O concurso desafia os participantes a criar novas formas de consumir vinho do Porto. A final está marcada para maio.
Lukas Palubinskas, o vencedor da edição de 2024.

Quando falamos de vinho do Porto, é fácil cair no erro de associá-lo imediatamente a um público de nicho e, sobretudo, mais adulto. Contudo, a sua introdução em cocktails tem vindo a conquistar os mais jovens. Tendo essa tendência em conta, a Graham’s, uma das grandes marcas de vinho do Porto a nível nacional e internacional, tem vindo a desafiar a bartenders e mixologistas a criar novas formas de consumir a bebida da cidade.

Esta segunda-feira, 10 de fevereiro, a histórica marca de vinho do Porto com mais de 200 anos, propriedade da Symington Family Estates, anunciou o lançamento da quarta edição do célebre Concurso de Cocktails Blend Series. A iniciativa apresenta uma abordagem inovadora da icónica bebida da cidade do norte, enquanto desafia bartenders e mixologistas de todos os cantos do mundo a explorarem o potencial e a versatilidade do vinho do Porto, através da criação de novos cocktails de autor elaborados a partir dos vinhos do Porto Blend Nº5 Branco e Blend Nº12 Ruby.

“Somos apaixonados pelo nosso património, pelo qual temos muito respeito, mas também reconhecemos a importância de nos aproximarmos de uma nova geração de consumidores. Através do Concurso de Cocktails Blend Series pretendemos estimular a criatividade e a inovação, encorajando os bartenders e mixologistas a explorarem as oportunidades únicas que o vinho do Porto proporciona. Estamos, sem dúvida, muito entusiasmados por descobrir os cocktails que serão apresentados deste ano”, afirma Charlotte Symington, diretora de marketing da Graham’s e membro da quinta geração da família.

As inscrições para a primeira fase do concurso podem ser submetidas online até à próxima sexta-feira, 28 de fevereiro. Nesse sentido, os bartenders e mixologistas portugueses são desafiados a submeterem a sua candidatura e representar Portugal. Durante o mesmo período, os concursos nacionais vão realizar-se em simultâneo em outros países como Bélgica, República Checa, Alemanha, Islândia, Lituânia, Países Baixos, Coreia do Sul, Suíça e Reino Unido.

Neste concurso, que conta já com três edições, os participantes são desafiados a criar novos cocktails que combinem novos sabores, técnicas e ingredientes que surpreendam não só o júri, mas, principalmente, a nova geração de apreciadores de vinho do Porto.

Ao todo, vão estar representados dez países que, após o seu próprio concurso nacional, vão ter a oportunidade de mostrar as suas criações num evento de escala mundial, que acontece entre 25 e 27 de maio, no Porto, perante um painel internacional de jurados especialistas. Paulo Gomes, coproprietário do Red Frog, bar lisboeta onde decorre a final nacional e que consta na edição de 2022 da lista “The World’s 50 Best Bars”, será um dos júris presentes em ambas as finais deste concurso – final nacional, em Lisboa (18 de março), e final global, que acontece em maio, no Porto.

O grande vencedor receberá um prémio no valor de 2.000€, stock de Graham’s Blend Nº5 e Blend Nº12 e um convite para representar a marca Graham’s num Guest Shift especialmente organizado. Pode consultar mais informações sobre o concurso online. Aproveite para ler este artigo da New in Porto sobre a final global, que decorreu no ano passado no The Royal Cocktail Club e conheça a criação que consagrou o vencedor do concurso.

Se em vez de criar cocktails, gosta antes de os beber, carregue na galeria para conhecer as propostas da nova carta do wine bar portuense, Mind The Glass.

MAIS HISTÓRIAS DO PORTO

AGENDA